Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Trump e a sua empresa estão a ser investigados por possível fraude

A procuradoria de Manhattan apresentou nova documentação em tribunal para que o presidente cumpra com a intimação para divulgar as suas declarações de impostos.

Trump e a sua empresa estão a ser investigados por possível fraude
Notícias ao Minuto

18:11 - 03/08/20 por Fábio Nunes

Mundo Donald Trump

A procuradoria de Manhattan, em Nova Iorque, sugeriu esta segunda-feira que está a investigar o presidente norte-americano, Donald Trump, e a sua empresa por possível fraude bancária e de seguros, adianta o The New York Times. 

A revelação surgiu depois do gabinete do procurador de Manhattan, Cyrus R. Vance Jr., ter apresentado nova documentação em tribunal para que Trump cumpra a intimação para divulgar as suas declarações de impostos dos últimos oito anos. 

O Supremo Tribunal decidiu no início do mês passado que Trump devia entregar as suas declarações de impostos, algo que o presidente tem tentado evitar. 

A procuradoria de Manhattan não identificou de forma direta o foco da sua investigação, mas disse que informações "incontestadas" que circularam em meios de informação no ano passado sobre as práticas empresariais de Donald Trump tornaram claro que o gabinete tinha uma base legal para a intimação. 

As notícias que circularam davam conta de investigações à fortuna do presidente mas também destacaram o testemunho de Michael Cohen, o antigo advogado de Trump, perante o Congresso. No seu testemunho, Cohen referiu que o presidente poderia ter aumentado de forma ilegal a sua riqueza e o valor das suas propriedades para quem lhe concedeu empréstimos bancários e para as seguradoras. 

A apresentação de nova documentação em tribunal para forçar Trump a cumprir com a intimação para divulgar as suas declarações de impostos serviu de resposta às afirmações feitas pelo presidente na semana passada. O líder norte-americano considerou que a intimação do procurador Cyrus R. Vance era "extremamente vaga" e de má-fé. 

[Notícia atualizada às 18h41]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório