Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos 3 mortos e 24 feridos em ataque do Estado Islâmico a prisão

Pelo menos três pessoas morreram e 24 ficaram feridas num ataque hoje do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) a uma prisão no leste do Afeganistão, iniciado por um bombista suicida.

Pelo menos 3 mortos e 24 feridos em ataque do Estado Islâmico a prisão
Notícias ao Minuto

22:17 - 02/08/20 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

O ataque teve início pelas 18h30 locais (15h30 em Lisboa), depois de um militante se ter feito explodir, num veículo armadilhado, à entrada da prisão de Jalalabad, capital da província oriental de Nangarhar, seguido por uma incursão armada por um número desconhecido de atacantes.

O porta-voz do Ministério do Interior, Tariq Arian, citado pela Associated Press, referiu que pelo menos três pessoas morreram, enquanto o porta-voz do Ministério da Saúde da província, Zahir Adil, apontou o registo de pelo menos 24 feridos.

Um grupo afiliado do EI no Afeganistão, sediado em Nangarhar, reivindicou o ataque.

O porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai, citado pela Efe, afirmou que o ataque permitiu que vários prisioneiros escapassem da prisão, embora forças de segurança tenham iniciado buscas pelas áreas circundantes e "vários dos prisioneiros tenham sido novamente capturados".

O ataque à prisão de Jalalabad ocorre depois de, no sábado, os serviços secretos do Afeganistão terem assegurado que neutralizaram o responsável pelos serviços de informação do EI.

O Afeganistão completa hoje o terceiro e último dia do cessar-fogo anunciado pelos talibãs e pelo Governo de Cabul devido às celebrações da festa do Sacrifício (Eid al-Adha).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório