Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Avioneta carregada de cocaína cai. Acidente expôs grupo criminoso

A aeronave caiu após a descolagem na Papua Nova Guiné. A droga apreendida foi avaliada em 48,1 milhões de euros.

Avioneta carregada de cocaína cai. Acidente expôs grupo criminoso
Notícias ao Minuto

18:27 - 01/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Austrália

Uma avioneta caiu imediatamente a seguir à descolagem na Papua Nova Guiné no passado domingo. O acidente não causou vítimas, mas resultou na descoberta de 500 quilos de cocaína que seguiam a bordo da aeronave e na detenção de cinco pessoas, que pertenciam a uma organização criminosa sediada em Melbourne, na Austrália, com alegadas ligações à máfia italiana, adianta a CNN.

O aparelho, um Cessna, tinha como destino a Austrália e foi neste país, mais precisamente nos estados de Queensland e de Victoria, que foram efetuadas as cinco detenções nos dias que se seguiram à queda da avioneta.

Os cinco suspeitos foram acusados de conspirar para importar 500 quilos de cocaína, entre outros crimes. Se forem condenados, enfrentam penas de prisão perpétua.

O piloto do avião já foi detido, após ter decidido entregar-se às autoridades australianas.

A polícia federal australiana admitiu num comunicado que a “ganância desempenhou um papel importante nas atividades da organização criminosa” e não excluiu a possibilidade do “peso da cocaína ter tido um impacto na capacidade da aeronave para levantar voo”.

As autoridades dizem que a avioneta voou da pequena cidade de Mareeba, em Queensland, para a Papua Nova Guiné. O aparelho voou a uma altitude inferior a mil metros para evitar ser detetado pelos radares.

O valor total dos 500 quilos de cocaína foi estimado em 80 milhões de dólares australianos (48,1 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório