Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pequim faz exercício militar "de alta intensidade" no Mar do Sul da China

A República Popular da China anunciou hoje o início de exercícios aéreos de "alta intensidade" no Mar do Sul da China, numa altura em que critica a passagem de dois porta-aviões norte-americanos na zona. 

Pequim faz exercício militar "de alta intensidade" no Mar do Sul da China
Notícias ao Minuto

13:43 - 30/07/20 por Lusa

Mundo Pequim

O Governo de Pequim reivindica, evocando "razões históricas", quase a totalidade das ilhotas e recifes daquela região marítima (Mar do Sul da China) disputados por vários Estados.

Os territórios são controlados, cada um, pela Malásia, Vietname, Filipinas e Brunei.

Neste contexto, a aviação naval da República Popular da China lançou exercícios "de alta intensidade" com o envolvimento de bombardeiros H-6G, H-6J e outros aparelhos militares no Mar do Sul da China, indicou Ren Guoqiang, porta-voz do ministério da Defesa de Pequim.

"Os aparelhos efetuaram aterragens e descolagens diurnas e noturnas, raides de longa distância e atacaram alvos marítimos. Os objetivos foram alcançados", sublinhou o responsável durante a conferência de imprensa mensal que se realizou através da internet.

O local exato das manobras não foi especificado tendo o porta-voz do regime de Pequim sublinhado que o exercício serviu também para aperfeiçoar o nível "técnico e tático" dos pilotos assim como a "capacidade de combate das tropas".

No início do mês, dois porta-aviões dos Estados Unidos navegaram na mesma zona, uma rota pouco habitual para a Marinha de Guerra norte-americana. 

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo disse em julho que as pretensões de Pequim na zona são "ilegais".

"O mundo não vai permitir que Pequim trate o Mar do Sul da China como um império marítimo", disse Pompeo.

"Os Estados Unidos consideram-se um árbitro naquela região mas não fazem mais do que sabotar a paz", replicou hoje o porta-voz Ren Guoqiang.

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório