Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Freguesias em Contingência. Reabrir bares e discotecas? 'Nim'

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Freguesias em Contingência. Reabrir bares e discotecas? 'Nim'
Notícias ao Minuto

08:02 - 30/07/20 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

O Governo reúne esta quinta-feira em Conselho de Ministros para avaliar as medidas restritivas de resposta à pandemia no país. Em cima da mesa está a possibilidade de as 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) deixarem de estar em calamidade passando a vigorar a situação de Contingência. O resto do país continuará em Estado de Alerta, situação que não sofrerá alteração enquanto durar a pandemia

Os Estados Unidos mantêm-se como o país mais afetado pela pandemia, tanto em número de casos de contágio como em número de vítimas mortais. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, a África do Sul e o México. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h30 - Boa tarde! Continue a acompanhar-nos AO MINUTO ao longo da tarde e noite. 

15h20 - Dos bares ao levantamento da calamidade: O que muda a partir de sábado? 

15h00 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, evocou hoje, pela primeira vez, a possibilidade de as eleições presidenciais de novembro, alegando a existência de riscos de fraude ligadas à pandemia de Covid-19.

14h20- Bares que optem por não abrir podem manter acesso ao lay-off simplificado. O Governo decidiu, esta quinta-feira, que os bares e discotecas podem reabrir desde que funcionem como "cafés ou pastelarias", sendo que os empresários do setor que optem por não o fazer podem continuar a usufruir do lay-off simplificado, esclareceu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva

14h08 - Bares e discotecas "não vão reabrir". O que podem fazer é abrir portas com as regras aplicadas aos cafés, esclareceu a ministra da Presidência.

14h00 - Ministro Eduardo Cabrita acaba de confirmar que as 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão sair do Estado de Calamidade às 23h59 do dia 31 de julho, passando a partir de sábado (primeiro dia de agosto) a estar em Situação de Contingência.

13h55 - Terminou a reunião do Conselho de Ministros. Mariana Vieira da Silva, Eduardo Cabrita e Matos Fernandes são os governantes presentes na conferência. Acompanhe aqui

13h30 - A Roménia bateu um novo recorde de casos diários do novo coronavírus, ao registar 1.356 contágios nas últimas 24 horas e ainda 35 mortes provocadas pela covid-19, segundo o balanço oficial publicado hoje.

12h48 - Nas últimas 24 horas, Portugal registou 255 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes. No total, o nosso país contabiliza 50.868 infeções confirmadas e 1.727 óbitos.

O boletim desta quinta-feira dá conta de 265 recuperados, sendo agora o total de 36.140. Dos novos casos, 176 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, 69%. Dos infetados, 403 estão internados (o mesmo número de ontem), dos quais 42 em unidades de cuidados intensivos. 

12h35 - O surto em Tomar já chegou à comunidade, noticia a SIC, dando conta que o filho de um dos funcionários da fábrica  de transformação de carnes contraiu a doença, obrigando ao encerramento de um jardim infância. O surto que teve origem na fábrica já obrigou à realização de 300 testes. Há, pelo menos, 71 casos confirmados da doença. 

12h20 - "O medo não nos vai encher a barriga". Coletores de lixo na Índia arriscam a vida diariamente, apesar da pandemia. Veja as imagens da dura realidade dos que continuam a lutar para sobreviver. 

Notícias ao MinutoNova Deli© Reuters

12h00 - Anda de transportes públicos? Siga as recomendações da autoridade de saúde e... "não dê boleia ao vírus". 

11h00 - A idade é o fator que mais peso tem na mortalidade por Covid-19 e das doenças preexistentes as que mais aumentam o risco de morte são as cardíacas e renais, concluiu um estudo nacional com mais de 20 mil infetados.

10h55 - Cerca de 43 mil pessoas morreram no Peru devido à Covid-19, estimou o ministro da Saúde daquele país, Pilar Mazzetti, apesar de os números oficiais reconhecerem por enquanto apenas 18.816 óbitos

10h15 - Como é que se faz turismo em tempos de pandemia? Assim... 

Notícias ao MinutoTurismo em tempos de pandemia© Reuters

9h50 - Mais de 17 milhões de casos de SARS CoV-2 foram oficialmente registados no mundo sendo que a maior parte concentram-se em três países, de acordo com a contagem da agência France Presse.

 9h35 - Surtos em Portugal:

  • Famalicão: A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou esta quarta-feira a existência de um "surto de Covid-19" numa fábrica têxtil em Vilarinho das Cambas, concelho de Famalicão, que fechou, sem adiantar o número de pessoas infetadas
  • Tomar: O surto num matadouro em Tomar  "envolve muitas pessoas" e já foram feitos mais de 300 testes, disse ontem Graça Freitas. "Esta empresa tem muitos trabalhadores, mais de 300 pessoas envolvidas, têm sido feitos regularmente testes", disse, acrescentando que o surto começou no dia 20 de julho e que de terça-feira para hoje já apresenta mais 18 casos, num total de 71.
  • Moura:  Póvoa de São Miguel regista agora um total de 31 casos confirmados da doença.

9h20 - Bares e discotecas vão poder reabrir desde que cumpram regras dos cafés. De acordo com o jornal Público, o Governo deverá permitir a reabertura destes estabelecimentos, desde que cumpram as regras dos cafés. Esta reabertura será, no entanto, condicionada e com a proibição de que estes locais possam ser usufruídos pelos clientes enquanto espaços de dança e de convívio próximo.

9h00 - Quer ajudar os sem-abrigo e não sabe como? A Câmara de Lisboa está a recolher doações para as pessoas em situação de sem abrigo. Os bens mais necessários neste momento são: roupa de verão, roupa interior de homem e produtos de higiene. 

8h20 - Austrália: As autoridades do estado australiano de Victoria contabilizaram 723 infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário desde o início do surto na capital regional, Melbourne. Além disso, nas últimas 24 horas morreram 13 pessoas por causa da doença,

8h10 - Investigadores dos Estados Unidos estimaram que a suspensão das aulas presenciais salvou a vida de mais de 40 mil norte-americanos durante a pandemia.  De acordo com um artigo publicado na revista JAMA, a medida também evitou mais de 1 milhão de novas infecções.

8h00 - A China identificou nas últimas 24 horas mais de 100 casos de covid-19 pelo segundo dia consecutivo, números que não se registavam no país asiático desde abril, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

7h45 - Brasil supera as 90 mil mortes, com recorde de 1.595 nas últimas 24h. As autoridades de Saúde  notificaram, esta quarta-feira, um aumento recorde de número diário de mortes, algo que atribuem a um erro na divulgação de dados de terça-feira. O número de casos também é recorde (mais de 69 mil).

7h30 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão anunciou que o país vai levantar a partir de 5 de agosto a proibição de entrada de residentes estrangeiros, instaurada para combater a propagação do novo coronavírus

7h20 - A Colômbia registou nesta quarta-feira um recorde diário de 380 mortes por covid-19 e tornou-se no novo foco da doença na América Latina após superar na véspera os dez mil casos em 24 horas

7h15 - A Índia registou 775 mortes nas últimas 24 horas e, pela primeira vez, mais de 50 mil pessoas infetadas com o coronavírus num só dia, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

7h10 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje mais uma trágica barreira no âmbito da pandemia do novo coronavírus: mais de 150 mil mortes, o balanço oficial de vítimas mais elevado do mundo (e mais de um quinto do total de mortes a nível global, que se situa, nesta altura, acima das 662 mil).

7h00 - Bom dia! Começa aqui o acompanhamento ao MINUTO da pandemia no país e no mundo. 

*Recorde aqui as incidências de ontem 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório