Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Egito executa sete condenados à morte pelo assassínio de um polícia

Sete pessoas reconhecidas culpadas de assassinar um polícia na província de Ismaília (nordeste do Egito) em 2013 foram executadas segunda-feira, disse hoje à agência noticiosa France-Presse (AFP) um responsável dos serviços de segurança egípcios.

Egito executa sete condenados à morte pelo assassínio de um polícia
Notícias ao Minuto

20:59 - 28/07/20 por Lusa

Mundo Egito

Segundo a fonte, os serviços prisionais executaram segunda-feira por enforcamento os sete condenados pela morte do capitão Ahmed Abou Douma, um oficial de polícia que foi morto na província no Canal do Suez.

O polícia foi morto em 2013 por assaltantes que se deslocavam de uma motorizada e que lhe tinham retirado a arma quando o agente efetuava uma patrulha na cidade de Ismaília, capital da província homónima.

Em 2018, o Tribunal de Apelo rejeitou os recursos dos condenados e confirmou a condenação à morte decidida no tribunal de primeira instância.

Em julho de 2013, já depois da destituição do então Presidente islamita Mohamed Morsi, os grupos extremistas multiplicaram os atentados contra militares e polícias.

Um 'jihadista' líbio, Abdel Rahim al-Mismari, condenado à morte pelo envolvimento num sangrento atentado no Egito em 2017, foi executado em junho, também por enforcamento.

Em março desde ano, um 'jihadista' egípcio, Hicham al-Achmawy, antigo oficial que pegou em armas contra o poder, foi também executado, depois de ter sido detido na Líbia.

Oito homens foram executados em fevereiro pelo papel desempenhado nos atentados mortíferos reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico contra igrejas coptas em 2016 e 2017, que provocaram 88 mortes.

Num relatório divulgado em abril, a Amnistia Internacional (AI), que se opõe à pena de morte, classificou o Egito em sexto lugar na lista de execuções mais numerosas em 2018, após a China, Irão, Arábia Saudita, Vietname e Iraque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório