Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pandemia de Covid-19 será "uma grande vaga" e não sazonal, diz OMS

"As pessoas ainda pensam nas estações. O que temos que meter na cabeça é que este é um vírus novo e está a comportar-se de forma diferente", indicou uma responsável da OMS.

Pandemia de Covid-19 será "uma grande vaga" e não sazonal, diz OMS
Notícias ao Minuto

19:57 - 28/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Uma porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu, esta terça-feira, a pandemia da Covid-19 como "uma grande vaga" e avisou para os perigos de aliviar as regras durante o verão no hemisfério norte, uma vez que a infeção não é sazonal como a gripe (influenza).

"Estamos na primeira vaga. Vai ser uma grande vaga. Vai subir e descer um pouco. A melhor coisa é aplaná-la e torná-la num coisa que 'apenas molha os pés'", disse Margaret Harris, numa conferência de imprensa, em Genebra, citada pela Reuters.

Dando como exemplo os elevados números de casos no pico do verão nos Estados Unidos, Harris sublinhou que é necessário manter a vigilância e impedir ajuntamentos.

"As pessoas ainda pensam nas estações. O que temos que meter na cabeça é que este é um vírus novo e está a comportar-se de forma diferente", indicou. "O verão é um problema, o vírus gosta de todas as temperaturas", acrescentou.

A responsável expressou preocupação com o facto dos casos de Covid-19 coincidirem com os casos sazonais de gripe durante o inverno do hemisfério sul e disse que a OMS estava a monitorizar a situação de forma atenta. Até ao momento, disse, as amostras de laboratório não dão indicação de um número elevado de casos de gripe, parecendo sugerir que a vaga começará mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório