Procurar

Localizado sítio onde Van Gogh fez a última pintura, a horas de morrer

Local foi protegido antes de ser revelado. Um dos troncos de árvore pintados pelo mestre holandês ainda lá continua, 130 anos depois.

Localizado sítio onde Van Gogh fez a última pintura, a horas de morrer
Anterior Seguinte
Galeria

3 Fotos

© Jasper Juinen/Getty Images

Notícias Ao Minuto
28/07/2020 17:13 ‧ há 5 anos por Notícias Ao Minuto

Mundo

Vincent van Gogh

O Instituto Van Gogh revela, na véspera do aniversário da morte do maior artista do pós-impressionismo, que foi encontrada a localização exata retratada na sua obra de arte final, alegadamente pintada horas antes da sua morte.

Recorde-se que Vincent van Gogh morreu a 29 de julho de 1890, dois dias depois de ter atingido o próprio peito com um tiro de pistola. Tinha 37 anos de idade.

A obra de arte em questão é 'Raízes de Árvore', uma pintura de raízes expostas, a crescer numa encosta perto da vila francesa de Auvers-sur-Oise. Foi possível identificar a localização graças a um postal antigo [ver galeria] - datado entre 1900 e 1910 -, descoberto por Wouter van der Veendiretor científico do Instituto Van Gogh.

Depois de executado um estudo comparativo da pintura, do postal e das condições atuais daquela encosta, os investigadores do Instituto, juntamente com Bert Maes, um especialista em dendografia, concluíram que é "altamente plausível" que o local onde Van Gogh fez a sua última pintura é o descrito acima, segundo explica o Guardian.

Van Gogh estaria a trabalhar na pintura 'Raízes de Árvores' quando tirou a própria vida. Uma das provas mais concretas é a descrição, numa carta, que Andries Bonger - cunhado do irmão de Van Gogh, Theo - de como o artista, "na manhã antes da sua morte", tinha "pintado uma sous-bois [vegetação], cheia de sol e de vida".

Os especialistas descrevem que o maior tronco que é retratado na pintura ainda continua no local, 130 anos após a morte do mestre holandês. O local, que foi protegido com uma vedação de madeira, foi formalmente reconhecido numa cerimónia privada onde estavam Willem van Gogh, bisneto de Theo, e Emilie Gordenker, diretora do Museu Van Gogh, em Amesterdão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10