Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Madrid equaciona 'cartão Covid-19'. Brasil com mais 921 mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Madrid equaciona 'cartão Covid-19'. Brasil com mais 921 mortes

Portugal registou esta terça-feira mais três mortes e 111 novos casos de infeção por Covid-19 em relação à véspera, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Até hoje registaram-se 50.410 casos de infeção confirmados e 1.722 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, totaliza 25.617 casos, mais 68 do que no dia anterior, ou seja 61% do total de novas infeções.

A nível global, a pandemia já provocou mais de 654 mil mortos e infetou mais de 16,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h51 - Washington acusa agentes russos de espalharem desinformação. O governo dos Estados Unidos identificou dois agentes dos serviços secretos militares russos suspeitos de ajudarem a disseminar desinformação através de páginas na Internet sobre o novo coronavírus, a política americana e assuntos internacionais.

23h31 Brasil reporta 921 mortes e mais de 40 mil novos casos nas últimas 24h. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta terça-feira mais 921 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 88.539 óbitos desde o início da pandemia no país. O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 2.483.191.

22h02 Lucro da McDonald's cai 44% no primeiro semestre. O lucro líquido da McDonald's caiu 44% no primeiro semestre para 1.590 milhões de dólares (cerca de 1.355 milhões de euros) devido ao encerramento de restaurantes em todo o mundo motivado pela pandemia de Covid-19.

21h40 - Madrid equaciona 'cartão Covid'. A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, apresentou hoje as novas medidas para combater os surtos do novo coronavírus e decretou o uso de máscara obrigatório em todos os espaços públicos. Há, porém, outras medidas a ser equacionadas, como o 'cartão Covid-19'. Trata-se de uma espécie de passaporte serológico para ser atribuído às pessoas que já tenham contraído a doença e recuperado. Esta hipótese já foi mencionada no início da pandemia por vários países, mas nunca foi implementada por causa da incerteza em torno da duração da resposta imunológica. A medida é, porém, rejeitada pela maior parte dos especialistas em saúde pública, sendo definida como "injusta e ineficaz".

20h10 Presidente da Bielorrússia diz que foi contaminado pelo coronavírus. O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, admitiu hoje ter sido contaminado com o novo coronavírus, cuja gravidade não deixou de minimizar, mas precisou que não teve sintomas e venceu a doença.

O Presidente da Bielorrússia é um dos únicos dirigentes do mundo que não ordenou medidas de confinamento obrigatório face à epidemia. Anteriormente definiu-a como uma "psicose" e recomendou beber um pouco da vodka ou frequentar a sauna para evitar adoecer.

20h06 Madeira mantém oito casos ativos e 97 doentes recuperados. A Madeira mantém oito casos ativos de Covid-19 e 97 doentes recuperados, de um total de 105 infeções registadas na região desde o início da pandemia, anunciou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

19h59 Pandemia de Covid-19 será "uma grande vaga" e não sazonal, diz OMS. Uma porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu, esta terça-feira, a pandemia da Covid-19 como "uma grande vaga" e avisou para os perigos de aliviar as regras durante o verão no hemisfério norte, uma vez que a infeção não é sazonal como a gripe (influenza).

19h15 Passageiros que recusem teste na chegada à Madeira ficam em confinamento. Os passageiros que viajem para a Madeira e se recusem a fazer teste de despistagem à Covid-19 incorrem num crime de desobediência, podendo as autoridades de saúde determinar o confinamento obrigatório por 14 dias, anunciou hoje o Governo Regional.

O Governo da Madeira, sublinhe-se, decidiu hoje prorrogar a situação de calamidade no arquipélago, até 31 de agosto, e determinou o uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos.

18h50 - Depois dos médicos, bispos católicos lançam dura crítica a Jair Bolsonaro. Mais de 150 bispos da Igreja Católica criticaram a resposta de Jair Bolsonaro à pandemia, que consideram negligente, incapaz e omissa, numa missiva intitulada 'Carta ao Povo de Deus', que foi divulgada através da imprensa. Os líderes católicos indicam que o Brasil enfrenta uma "tempestade perfeita", com uma crise sanitária sem precedentes, uma queda da economia devastadora e uma profunda crise política causada, em grande parte, pelo presidente de extrema-direita.

Os bispos falam de "omissão, apatia e rejeição pelos mais pobres", além de "incapacidade para enfrentar crises". Dizem, ainda, que o presidente usa o nome de Deus para "difundir mensagens de ódio e preconceito". "Assistimos a discursos anticientíficos, que tentam naturalizar ou normalizar o flagelo dos milhares de mortes pela Covid-19", lê-se ainda, apelando aos brasileiros para que despertem "do sono" que os "imobiliza" e os "faz meros espectadores da realidade de milhares de mortes".

Esta carta aberta surge depois dos profissionais da saúde do Brasil terem apresentado, este domingo, dia 26, uma queixa contra o presidente Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia (Países Baixos), denunciando a atuação do presidente na pandemia do novo coronavírus.

18h38 - Governador de Nova Iorque "chocado" com concerto de fim de semana. O governador de Nova Iorque diz estar chocado com os vídeos de um concerto do duo The Chainsmokers que aconteceu sábado, nos Hamptons. Andrew Cuomo indicou que o Departamento de Saúde nova-iorquino vai investigar o sucedido, onde é possível ver graves violações das regras de distanciamento social. "Não temos tolerância para a colocação em risco, de forma ilegal e imprudente, da saúde pública", indicou o governador, nas redes sociais.

O concerto, sublinhe-se, foi anunciado como um espetáculo de solidariedade, onde as pessoas deveria aparecer de carro (e permanecer no interior da viatura).

18h29 - França reporta mais 14 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Esta terça-feira, as autoridades sanitárias francesas reportam mais 14 mortes relacionadas com o novo coronavírus, elevando o número acumulado para 30.223 desde o início da pandemia.

18h06 BCP aprovou mais de 120 mil moratórias de quase 9 mil milhões. O BCP aprovou mais de 120 mil moratórias de pagamento de créditos no âmbito da pandemia de Covid-19, sendo 97 mil para famílias e 26,5 mil para empresas, atingindo quase nove mil milhões de euros, foi hoje divulgado.

17h25 ONU alerta que pandemia está a agravar desnutrição de milhões de crianças. O número de crianças que sofrem de desnutrição no mundo poderá atingir, nos próximos meses, os 54 milhões por causa da crise económica e social provocada pela atual pandemia da doença cCvid-19, alertou hoje a ONU.

17h23 Reino Unido reporta mais 119 mortes e 581 novos casos nas últimas 24h. Um total de 45.878 pessoas infetadas com o novo coronavírus morreram no Reino Unido, com 119 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde britânico.

16h55 Espanha com subida no número de casos de infeção, mais 905 no último dia. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, mais 905 casos de infeção registados nas últimas 24 horas. O número sobe em relação a segunda-feira (855), para um número superior a 900, registos que não se verificavam desde o início de maio e que começaram a ser reportados na semana passada (quinta-feira com 971 novos casos e sexta-feira com 922).

16h33 Depois de quatro dias com cinco mortes, Itália volta a registar subida. A Itália registou, esta terça-feira, mais 11 óbitos referentes às últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 35.123, com uma taxa de variação de 0,03% em relação a segunda-feira (35.112), quando se registaram 5 mortes (registo que se mantinha igual desde dia 24).

15h58 - Boas notícias na Irlanda do Norte. O país regista hoje o seu 15.º dia sem mortes relacionadas com o novo coronavírus.

15h42 Funcionário do Parlamento com teste positivo. Um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19 na semana passada, disse hoje à Lusa fonte parlamentar. O funcionário, que estava em casa, fez o teste na sexta-feira e os seis outros que tiveram contacto com ele foram identificados, estão de quarentena e vão também ser testados, acrescentou a mesma fonte.

15h23 - Tecnologia pioneira inativa num minuto mais de 99% do vírus. Uma tecnologia pioneira, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar - e que chega aos 100% no espaço de cinco minutos -, acaba de ser desenvolvida em Portugal, foi hoje anunciado.

A nova tecnologia no combate à Covid-19 foi criada no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra.

15h21UÉ faz testes serológicos a trabalhadores e investigadores. A Universidade de Évora (UÉ) está a realizar, esta semana, testes serológicos à covid-19 aos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, segundo uma informação divulgada hoje na página oficial da academia na internet.

15h18 Utentes da praia de Manta Rota queixam-se do incumprimento de regras. Utentes da praia de Manta Rota têm-se queixado do incumprimento de regras para conter a pandemia de Covid-19, mas a Câmara de Vila Real de Santo António garantiu que as zonas balneares do concelho "obedecem ao estipulado".

15h16Turistas britânicos mantêm viagens para Portugal no outono. Turistas britânicos que visitam Portugal fora da época alta do verão mantêm as reservas para este ano, mas existe preocupação com as restrições de viagem relacionadas com a pandemia Covid-19, adiantaram à Lusa operadores turísticos.

15h15 - Número de novos casos a descer em Portugal. De acordo com os últimos dados da DGS, Portugal contabilizou esta terça-feira mais 111 casos de infeção, numa tendência de descida que vem acontecendo desde dia 25. O registo diário de hoje (111) é o mais baixo desde 11 de maio (92), há mais de dois meses - e cerca de uma semana depois de se ter decretado Estado de Calamidade no país (depois de três quinzenas consecutivas em Estado de Emergência).

15h00 - Iniciámos um novo registo. Pode clicar aqui para verificar as incidências da manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório