Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais duas mortes em Portugal. Covid "continua a acelerar"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Mais duas mortes em Portugal. Covid "continua a acelerar"
Notícias ao Minuto

08:07 - 27/07/20 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Portugal ultrapassou este domingo a barreira dos 50 mil casos confirmados de Covid-19, registando agora 50.299 infetados e 1.719 mortes desde o início da pandemia.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a concentrar a maioria das novas infeções, no entanto, os dados registados nesta região na última semana foram caracterizados pela ministra da Saúde como "positivos", o que se poderá abrir caminho ao levantamento da situação de calamidade nas 19 freguesias da Área Metropolitana (AML). Uma decisão que poderá ser tomada esta semana em Conselho de Ministros, depois da reavaliação da situação epidemiológica. 

Já a nível mundial, foram registados até à data 649.577 óbitos e  16.295.350 infeções em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP). Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado do mundo, com 4.229.624 casos e  146.909 mortes.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h50 - Boa tarde. Continue a acompanhar-nos ao MINUTO no resto do dia aqui. 

15h40 - A ministra da Saúde reconheceu hoje a necessidade de reforçar a capacitação de recursos humanos nos serviços de medicina intensiva, observando, no entanto, que esse é um processo demorado. "Formar um especialista em medicina, em qualquer área, é um processo que demora vários anos e, portanto, não é possível ter intensivistas com a mesma velocidade com que se adquirem equipamentos de cuidados intensivos", explicou Marta Temido.

15h30 - Conselheiro para a segurança nacional de Trump está infetado, anunciou hoje a Casa Branca. Num comunicado, a Casa Branca adiantou que  Robert O'Brien, que ocupa um posto fundamental no executivo norte-americano, está isolado e está a trabalhar "a partir de um local seguro" fora do edifício.

15h15 - Hoteleiros espanhóis oferecem-se para financiar os testes aos turistas que saiam de Espanha, de modo a evitar que estes tenham de realizar quarentena à chegada aos seus países. A medida surge depois de o Reino Unido ter retirado Espanha da lista de países seguros, impondo a quarentena a quem de lá regresse. Para a Confederacão Espanhola de Hoteis e Alojamentos Turísticos (CEHAT), a decisão é "ilógica" e "injusta".

15h00 - Durante, os autarcas dos cinco concelhos mais afetados pela Covid-19 vão reunir com o Governo para fazer uma reavaliação da situação epidemiológica, afirmou Marta Temido esta segunda-feira na conferência de imprensa. A ministra afirmou que permanece uma tendência decrescente de novos contágios na região de Lisboa e Vale do Tejo e que o rácio de transmissibilidade (RT) está em 0,94, com uma "evolução favorável"

14h40 - As autoridades sanitárias iranianas indicaram hoje que, nas últimas 24 horas, o Irão registou mais 212 mortes e 2.434 novos casos de contágio com Covid-19, elevando o total para 15.912 óbitos e 293.606 infetados desde meados de fevereiro.

14h28 - Sete milhões de euros em máscaras. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou hoje um investimento de sete milhões de euros para garantir máscaras e outros equipamentos de proteção individual às escolas para o regresso às aulas em setembro.

14h27 - Há 13 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu.

14h21 -  A Câmara de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, aprovou um novo pacote de medidas sociais e económicas que pretendem minimizar o impacto da pandemia de Covid-19 no concelho, foi hoje anunciado.

14h16 - Conferência de imprensa. Na atualização de um relatório preparado pelo Instituto Ricardo Jorge apresentado na conferência, Marta Temido indicou que o RT, valor médio do risco de transmissão, foi de 0,94 entre 19 e 23 de julho. O valor mais alto regista-se no Alentejo, com 1,09.

14h06 - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente angolano permite a realização de atividades culturais e artísticas apenas com a audiência sentada e mantém suspensas a abertura de praias no quadro das medidas de desconfinamento devido à Covid-19.

13h53 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

13h43 - Atualização de dados. Portugal registou duas mortes e 135 novas infeções nas últimas 24 horas. No total, há registo de 50.299 infetados e 1.719 vítimas mortais no país. 

Já recuperaram da doença 35.375 pessoas, um aumento de 158 face a ontem.

13h41 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas mais dois casos positivos de Covid-19, na ilha de São Miguel, tratando-se de dois homens não residentes na região, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h20 - Super imunidade. Os morcegos apresentam uma super imunidade que lhes permite viver com o coronavírus sem ficarem doentes. E o segredo destes animais pode residir nos seus impressionantes genes.

13h10 - Do Equador chega o vídeo de uma criança a andar de bicicleta com o seu animal de estimação. Ambos se apresentam devidamente protegidos com máscara, lá está. 

13h00 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai voltar a convocar esta semana o seu comité de emergência para avaliar o estado da pandemia da Covid-19, afirmou hoje o diretor-geral daquela agência das Nações Unidas. Tedros Ghebreyesus referiu que seis meses depois de a OMS ter declarado o novo coronavírus como emergência de saúde pública internacional, o contágio "continua a acelerar"

12h40 - A Áustria mantém Portugal entre países com restrições à entrada no país. Os viajantes provenientes de Portugal que queiram entrar na Áustria terão de apresentar um teste negativo de Covid-19 realizado há menos de 72 horas ou submeter-se a um em 48 horas aguardando o resultado em quarentena, foi hoje anunciado.

12h20 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 17.747, mais 238 nas últimas 24 horas, em cerca de 846 mil infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

12h00 - A TAP está a repor "gradualmente" as suas operações diárias, sendo que prevê realizar cerca de 500 voos semanais de ida e volta em agosto, atingindo assim um total de 66 rotas nesse mês. Em setembro, a companhia aérea estima operar 76 rotas, o que significará 40% da atividade antes da pandemia

11h20 - A Indonésia anunciou hoje que registou já mais de 100 mil casos de SARS-CoV-2, o número mais elevado de contágios no sudeste asiático, e que morreram até ao momento 4.838 pessoas devido à covid-19, a doença provocada pelo vírus. O ministro da Saúde do Governo de Jacarta disse que as autoridades sanitárias "ainda desconhecem quando pode ser atingido o pico", referindo-se ao elevado número de contágios de Covid-19.

O ministro disse que foram registados 1.525 contágios nas últimas 24 horas, fazendo aumentar para um total de 100.303 os casos no país.

11h00 - Bolsonaro foi alvo de uma queixa no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade pela forma como conduziu a pandemia no país. Sindicatos dos profissionais de saúde consideram comportamento de Jair Bolsonaro "irresponsável" e uma afronta "às orientações internacionais", colocando milhões de pessoas expostas a um vírus de alta letalidade

Notícias ao Minuto© Reuters

10h14  - Ao longo dos próximos dias, o Vietname vai retirar 80 mil pessoas de Danang, a maioria turistas locais, após três residentes terem testado positivo para o coronavírus no fim de semana, noticia a Reuters, citando o governo. O Vietname, país que tem adotado medidas rígidas de prevenção e um programa de testagem agressivo, tem um total de 420 casos confirmados de infecção, desde o início da pandemia, e nenhuma morte.

10h00 - O Governo timorense lançou hoje, em colaboração com a Unicef, uma campanha que visa promover o regresso às aulas, em segurança, no quadro da resposta à pandemia da Covid-19, que obrigou ao encerramento das escolas várias semanas.

9h20 - O primeiro caso suspeito de Covid-19 na Coreia do Norte não se confirmou, noticia a BBC, citando as autoridades sul-coreanas. Em causa estava uma pessoa que "retornou em 19 de julho depois de cruzar ilegalmente a linha de demarcação", que serve de fronteira com a Coreia do Sul, segundo a KCNA. A nível global, muitos especialistas já demonstraram sérias dúvidas sobre a situação da pandemia na Coreia do Norte devido à proximidade da República Popular da China, onde a doença teve origem, e por causa das infraestruturas sanitárias precárias do país.

A Coreia do Norte encerrou as fronteiras no princípio do ano, proibiu a entrada de turistas e mobilizou os profissionais de saúde a imporem quarentena (14 dias) a todos os cidadãos que apresentassem sintomas da doença.

9h00 - Um médico que diagnosticou casos de Covid-19 na China, no início da pandemia, disse à BBC que acredita que as autoridades locais encobriram a escala do surto inicial. "Quando chegámos ao mercado de Huwan, claro que não havia nada porque já tinha sido tudo limpo", afirmou o professor Kwok-Yung Yuen, assinalando que não foi possível identificar o que transmitiu o vírus para os humanos. 

Perante os factos, este médico suspeita que as autoridades locos, em Wuhan, tenham ocultado as provas quando deveriam ter fornecido informação sobre a infeção imediatamente. 

8h55 - A Índia, o terceiro país no mundo com mais infeções por Covid-19, registou perto de 50 mil novos casos, situando-se agora o total de casos em 1,4 milhões desde o início da pandemia

8h40- O Vietname adiou a realização do maior fórum de segurança da Ásia, que inclui a Coreia do Norte, e uma reunião anual de ministros dos Negócios Estrangeiros do Sudeste Asiático para setembro, devido à pandemia.

8h20 - A Alemanha reportou mais 340 infeções por Covid-19 e (outra vez) zero mortes.  O total de casos desde o início da pandemia  no país sobe assim para os 205.609. O total de óbitos mantém-se nos 1.118.

8h10 - A China diagnosticou mais 61 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 41 na região de Xinjiang e 14 na província de Liaoning, indicaram hoje as autoridades chinesas. Segundo dados oficiais, desde o início da epidemia, a China registou 83.891 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

7h55 - Estudo identifica 21 medicamentos existentes capazes de tratar a Covid-19. Um novo estudo, realizado pelo Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute, nos Estados Unidos, e publicado esta sexta-feira na revista Nature, identifica 21 medicamentos já existentes capazes de impedir a replicação do SARS-CoV-2 - o vírus responsável pela Covid-19 - no organismo.

7h45 - Surtos em Portugal: 

  • Surto na aldeia de Póvoa de São Miguel, no concelho Moura, distrito de Beja. Há 26 casos confirmados, dos quais um está internado, disse este domingo o coordenador da proteção civil municipal.

7h30- México: O México registou 306 mortos e 5.480 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 43.680 e de infetados para 390.516 desde o início da pandemia.

7h20 - Estados Unidos: Os Estados Unidos registaram 518 mortos e 55.187 infestados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os dados de domingo elevam o número total de mortes para 146.909 e o de contágios para 4.229.624 desde o início da pandemia, de acordo com o balanço realizado às 20h00 de domingo.

7h00 - Bom dia! Iniciamos o acompanhamento ao MINUTO da pandemia no país e no mundo. 

*Recorde as incidências sobre a pandemia do dia de ontem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório