Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: China regista 34 novos casos

A China diagnosticou mais 34 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 20 dos quais na região de Xinjiang e nove na de Liaoning, indicaram hoje as autoridades chinesas.

Covid-19: China regista 34 novos casos
Notícias ao Minuto

06:29 - 25/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O país asiático registou cinco casos em viajantes oriundos do exterior, os chamados casos importados, dois na província de Cantão, dois em Xangai e um na região da Mongólia Interior.

Urumqi, a capital da região autónoma de Xinjiang, no extremo noroeste da China, detetou um surto há mais de uma semana, interrompendo um período de quase duas semanas sem novos casos por contágio local na China.

Xinjiang implementou medidas de prevenção, incluindo a suspensão do metropolitano local e o cancelamento de centenas de voos, e iniciou uma campanha maciça de testes para tentar conter o surto o mais rapidamente possível, noticiou a imprensa local.

Em Dalian, cidade portuária no nordeste do país, as autoridades declararam "estado de guerra", para evitarem novo surto do coronavírus.

As autoridades ordenaram o encerramento de mercados de frutos do mar, após terem detetado os primeiros casos numa fábrica de processamento, segundo o jornal estatal Global Times.

Para impedir que o aglomerado de casos dê origem a um novo surto, o governo local tomou várias medidas, incluindo exigir testes de ácido nucleico a quem usar a linha 3 do metropolitano local, que passa pela planta de processamento afetada.

O governo local ordenou ainda o encerramento de jardins de infância e exigiu a "desinfeção generalizada" de centros comerciais e mercados.

Localizada na província de Liaoning, Dalian é uma cidade costeira, de cerca de 6 milhões de habitantes, onde o setor da pesca e fornecimento de marisco é parte importante da economia local.

As autoridades de saúde acrescentaram que, até à meia-noite (17:00 de sexta-feira em Lisboa), 16 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 256.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da epidemia a China registou 83.784 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório