Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Juiz nega pedido para travar detenções por agentes federais em Oregon

Um juiz negou na sexta-feira o pedido feito pela procuradora-geral do estado norte-americano de Oregon para impedir os agentes federais de prenderem pessoas durante as manifestações em Portland, que têm decorrido nas últimas semanas.

Juiz nega pedido para travar detenções por agentes federais em Oregon
Notícias ao Minuto

06:19 - 25/07/20 por Lusa

Mundo Juiz

O juiz do tribunal distrital Michael Mosman explicou que o estado de Oregon não tem legitimidade para processar em nome dos manifestantes, noticia a agência AP.

Os protestos têm decorrido nas ruas de Portland, no estado de Oregon, desde a morte do afro-americano George Floyd, às mãos da polícia de Minneapolis, há dois meses, e muitos resultaram em violência.

O Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, tem sido crítico da desordem e enviou agentes federais no início do mês para conter a agitação, medida que levou a protestos por parte dos líderes democratas do estado de Oregon.

Em Portland, os manifestantes tiveram como alvo o tribunal federal, incendiando e vandalizando o edifício que as autoridades dos EUA dizem ter o dever de proteger.

Agentes federais têm feito detenções e usaram gás lacrimogéneo e balas de borracha que deixaram uma pessoa gravemente ferida.

A procuradora-geral de Oregon, Ellen Rosenblum, processou o Governo liderado por Donald Trump na semana passada, alegando que os agentes federais prenderam manifestantes sem causa provável, os levaram em carros não identificados e usaram força excessiva.

As autoridades norte-americanas negaram aquelas acusações.

Ellen Rosenblum tentou impor uma ordem de restrição temporária para, "com efeito imediato, impedir as autoridades federais de deter ilegalmente os cidadãos de Oregon".

O advogado do Governo dos EUA, David Morrell, considerou a moção "extraordinária" e disse ao juiz durante uma audiência que decorreu esta semana que o pedido se baseava em "algumas declarações inflamadas" de testemunhas e de um vídeo na rede social Twitter.

David Morrell disse ainda que os protestos são "perigosos e voláteis".

O presidente da câmara de Portland, Ted Wheeler, foi atingido com gás lacrimogéneo, na noite de quarta-feira, quando foi ao encontro de manifestantes protestando contra a mobilização de agentes federais decidida por Donald Trump.

O autarca democrata Ted Wheeler, que usava óculos e máscara, foi escoltado para longe da multidão, no meio de uma nuvem de gás lacrimogéneo usado pelas forças policiais para demover os manifestantes.

Não ficou claro se os agentes federais sabiam da presença de Wheeler na manifestação, quando começaram a usar gás lacrimogéneo, uma das práticas policiais condenadas pelos manifestantes.

O inspetor-geral do Departamento de Justiça dos EUA anunciou na quarta-feira que vai conduzir uma investigação sobre a conduta de atuação dos agentes federais que responderam a distúrbios em Portland e Washington.

A decisão surgiu na sequência das dúvidas levantadas por membros do Congresso norte-americano e por cidadãos, noticia a agência AP.

A investigação irá avaliar o alegado uso de força por parte das autoridades em Portland, após as queixas públicas por parte do principal procurador federal e do 'mayor' daquela cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório