Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Pandemia matou 97 funcionários médicos no Iémen

Um grupo humanitário afirmou hoje que 97 funcionários médicos no Iémen morreram de covid-19, naquela que é a primeira estimativa credível acerca do impacto da pandemia no país atingido pela guerra.

Pandemia matou 97 funcionários médicos no Iémen
Notícias ao Minuto

23:38 - 24/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com a Associated Press (AP), o relatório da organização MedGlobal tem por base relatos de médicos iemenitas que contabilizaram as mortes dos colegas, de forma a medir a dimensão no vírus no país.

As 97 pessoas que morreram incluem especialistas em doenças infecciosas, diretores clínicos, parteiros e farmacêuticos, de acordo com a organização.

Antes do início da pandemia, o Iémen tinha 10 médicos por cada 10 mil pessoas. O sistema de saúde do país está devastado depois de cinco anos de guerra que causaram a pior crise humanitária do mundo.

De acordo com a AP, metade das instalações médicas do Iémen estão disfuncionais.

O Governo internacionalmente reconhecido do Iémen reportou 1.674 casos de covid-19 e 469 mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório