Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Estados Unidos acusam Rússia de fornecer armas a rebeldes líbios

O Departamento de Defesa dos EUA disse hoje que a Rússia continua a fornecer armas aos rebeldes líbios, através de um grupo de mercenários próximo do Presidente russo, Vladimir Putin.

Estados Unidos acusam Rússia de fornecer armas a rebeldes líbios
Notícias ao Minuto

19:04 - 24/07/20 por Lusa

Mundo Líbia

O Pentágono divulgou imagens de satélite que mostram equipamentos militares alegadamente fornecidos aos rebeldes líbios pelo grupo mercenário Wagner, conhecido por ter ligações ao Presidente russo.

De acordo com o Departamento de Defesa, as fotos mostram aviões de transporte russos e veículos blindados resistentes a minas, fabricados na Rússia, em Sirte e na base aérea de Al-Khadim, no leste da Líbia, região controlada pelos rebeldes, liderados pelo marechal Khalifa Haftar.

De acordo com o diretor de operações do comando norte-americano em África (Africom), Bradford Gering, estas imagens são prova de que Moscovo continua ao lado de Haftar, na sua luta pelo controlo da Líbia.

"O tipo e o volume de equipamentos demonstram a intenção de dotar (os rebeldes) de capacidades sustentáveis para ações de combate (...) e indica que o Ministério da Defesa da Rússia está a apoiar essas operações", disse Gering, num comunicado.

Os norte-americanos dizem que têm provas do fornecimento de pelo menos 14 aviões de caça e combate Mig-29 e Su-24, entregues aos rebeldes líbios pelo grupo Wagner.

Na semana passada, o Africom acusou o grupo de mercenários russos de colocar minas em Trípoli e arredores, violando o embargo de armas das Nações Unidas à Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório