Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cientista chefe da OMS afirma que mundo está longe de imunidade de grupo

A cientista chefe da Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que a exposição da população mundial ao novo coronavírus está ainda longe dos 50 a 60% necessários para haver imunidade de grupo.

Cientista chefe da OMS afirma que mundo está longe de imunidade de grupo
Notícias ao Minuto

12:33 - 24/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A imunidade de grupo acontece geralmente através da vacinação e acontece quando a maior parte da população está imunizada para uma doença, impedindo a sua transmissão continuada.

Numa sessão virtual de perguntas e respostas, Soumya Swaminathan afirmou que os testes serológicos feitos em alguns países atingidos pela pandemia da covid-19 mostram que apenas 05 a 10% das pessoas têm anticorpos, embora em algumas nações o número atinja 20%.

"À medida que vagas desta doença atingem países, as pessoas vão desenvolver anticorpos e esperamos que tenham imunidade durante algum tempo para servirem como barreiras e travões à infeção", afirmou.

Soumya Swaminathan indicou que 50 a 60% da população terá que ter anticorpos para se atingir imunidade de grupo, mas outros especialistas indicam que esse número terá que ser ainda maior, entre 70 e 80%.

A cientista chefe da OMS afirmou que é mais seguro atingir imunidade de grupo com uma vacina, em vez de deixar a doença espalhar-se pela população, como chegaram a sugerir países como o Reino Unido, argumentando que esse caminho implica várias ondas de infeção com mortalidade elevada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório