Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Quase mais 60 mil casos no Brasil; Militar da Marinha infetado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Quase mais 60 mil casos no Brasil; Militar da Marinha infetado
Notícias ao Minuto

16:00 - 23/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, esta quinta-feira, o Orçamento de Estado Suplementar, que se destina a responder às consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia da Covid-19, depois de o documento ter merecido 'luz verde' do Parlamento. 

E é precisamente para analisar a situação económica do país, que o Conselho de Estado reúne-se hoje, quatro meses depois do seu último encontro, que antecedeu a declaração do Estado de Emergência. O órgão político de consulta do chefe de Estado vai reunir-se a partir das 16h00, por videoconferência.

Já a nível internacional, o Parlamento Europeu (PE) debate e vota hoje uma resolução sobre os resultados da recente cimeira europeia que aprovou, na terça-feira, um acordo para a retoma da economia da União Europeia (UE) pós-crise.

Quanto a números, Portugal registou, esta quinta-feira, mais três mortes e 229 novos casos de infeção, num total de 1.705 óbitos e 49.379 infetados confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Pelo mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte de pelo menos 615 mil, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos pela manhã. Em caso de sintomas da Covid-19 (febre e tosse, principalmente), contacte as autoridades de saúde e siga todas as recomendações.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - Um militar da Marinha Portuguesa testou positivo ao novo coronavírus. Este estava embarcado no NRP Sines e o resultado foi conhecido nos exames realizados à guarnição na chegada a Ponta Delgada, nos Açores, no passado domingo. Conheça toda a história aqui

23h45 - O Brasil registou nas últimas 24 horas mais 1.311 mortos por Covid-19 e 59.961 casos de infeção, revelaram as autoridades de saúde brasileiras, na noite desta quinta-feira.

22h20 - O Ministério da Saúde de Moçambique inaugurou hoje o primeiro laboratório de testagem para a covid-19 na capital provincial de Cabo Delgado (Pemba), segunda cidade com mais transmissão comunitária no país.

21h51 - Os Estados Unidos da América (EUA) ultrapassaram os quatro milhões de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com o último balanço feito na tarde de hoje pela Universidade Johns Hopkins.

21h41 - Se está a fazer uma pausa da agitação do dia-a-dia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem um lembrete para si: "O vírus não tira férias, mantenha os cuidados". Numa publicação colocada esta quinta-feira no Facebook, a Autoridade para a Saúde recorda ainda os principais 'pilares' da proteção contra o novo coronavírus que, mesmo estando de férias, não se pode esquecer. Ora veja:

21h14 - O Uganda confirmou hoje a primeira vítima mortal devido ao novo coronavírus. O ministro da Saúde disse que uma mulher, com 34 anos, que morreu na terça-feira era uma "trabalhadora de apoio" num centro de saúde.

21h10 - A Europa ultrapassou hoje a barreira dos três milhões de casos de covid-19, quando a progressão da epidemia é preocupante, sobretudo no continente americano, mas também na Ásia ou Austrália, forçando muitos países a endurecerem medidas sanitárias.

20h28 - Angola registou, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de covid-19, elevando o total para 851, anunciou um responsável do Governo, que lamentou também a morte do primeiro profissional de saúde devido à doença no país.

20h24 - A Assembleia da República rejeitou hoje um projeto de resolução do PAN que recomendava ao Governo a continuação das reuniões sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, que juntaram políticos e especialistas na sede do Infarmed, em Lisboa.

20h21 - A Madeira mantém 102 casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e registou hoje mais um doente recuperado, permanecendo ainda sete ativos, sem necessidade de cuidados hospitalares, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h14 - Ficou triste com o cancelamento do Alive? Anime-se, há mais nomes confirmados para a edição de 2021. Esta quinta-feira, foi revelado que The Strokes, Faith No More, The Lumineers, La Roux, Tom Misch e Manel Cruz se juntam ao cartaz da 14ª Edição do NOS Alive. Esta vai ter lugar nos dias 7, 8, 9 e 10 de julho de 2021, no Passeio Marítimo de Algés.

19h56 - Os primeiros resultados dos testes serológicos do Instituto Ricardo Jorge começaram a ser divulgados esta sexta-feira. De acordo com o jornal Expresso, o estudo conclui que há 300 mil portugueses com anticorpos para o coronavírus, ou seja, 3% da população portuguesa. Resultados estes que estão em linha com o que se tem registado noutros países.

19h32 - Cabo Verde confirmou hoje mais 36 novos casos de infeção pelo coronavírus, a maioria na ilha de Santiago, aumentando para 2.190 o total acumulado de infeções desde 19 de março, segundo dados do Ministério da Saúde.

19h23 - África registou um recorde de 834 mortos em 24 horas devido à covid-19, com o total a subir para 16.434, tendo mais de 770 mil infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

19h21 - França confirmou 1.062 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior aumento desde o final de maio no país, indicou a Direção-Geral da Saúde francesa.

18h30 - As propostas de Orçamento Suplementar e Plano de Investimentos apresentadas pelo Governo da Madeira para 2020 foram hoje aprovadas, em votação final global, com os votos favoráveis de PSD e CDS, abstenção de PS e JPP e contra do PCP.

18h00 - O consultor António Costa Silva afirmou hoje que as verbas europeias "são exequíveis no quadro dos projetos" do plano de recuperação económica, advertindo que a lentidão do Estado não pode comprometer a execução dos fundos.

17h20 - A gestão quotidiana da crise da covid-19 leva os emigrantes portugueses em França a hesitarem entre o método de transporte, mas também numa possível deslocação a Portugal o que prejudica o negócio de quem vive deste tipo de viagens. Leia aqui reportagem da Lusa sobre as férias em tempo de pandemia dos emigrantes portugueses.

17h11 - O Reino Unido registou 53 mortos de covid-19 nas últimas 24 horas, menos do que na véspera, mas identificou 769 novos casos de infeção, um aumento de 37%, de acordo com as autoridades de saúde britânicas

17h01 - O Parlamento Europeu (PE) ameaça rejeitar o acordo alcançado pelos 27 no Conselho Europeu, se este não for "melhorado", salientando os riscos dos "cortes" previstos na proposta, numa resolução hoje votada.

16h50  - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 25 casos positivos de covid-19, elevando o total para 1.583, mantendo-se com 11 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

16h44 - Itália registou, nas últimas 24 horas, mais 10 mortos e 306 infetados com Covid-19, informaram, esta quinta-feira, as autoridades de saúde do país. Assim sendo, o número de óbitos relacionados com a pandemia, no país, é agora de 35.092 e o de infetados ultrapassa os 245.338.

16h28 - Espanha registou 971 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo aumento depois da forte subida para 730 contágios verificada na quinta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol.

16h23 - A polícia britânica anunciou hoje ter levado a cabo um total de 13 detenções em festas em Liverpool, pelo título inglês de futebol do clube, e em Leeds, que venceu o segundo escalão.

16h20 - O governo britânico emitiu uma lista completa oficial dos locais onde vai ser obrigatória a utilização de máscara, horas antes de entrar em vigor. A partir de amanhã, sexta-feira, será obrigatório usar máscara em lojas e supermercados, em Inglaterra, como já o é em transportes públicos.

16h18 - Quase 13.000 profissionais de saúde na África do Sul foram infetados com o novo coronavírus e cerca de 100 morreram devido à covid-19, anunciou hoje o Departamento de Saúde sul-africano.

16h15 - O Conselho de Estado já começou. É o primeiro encontro do órgão político de consulta do Presidente da República desde que o primeiro Estado de Emergência foi declarado.

16h11 - O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, anunciou hoje que o Governo aprovou um programa de apoio aos investimentos em Portugal feitos pelos emigrantes e a criação do Estatuto do Investidor da Diáspora.

16h08 - A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma moção do CDS-PP, subscrita por PS e PSD, para "mais segurança" na entrada de cidadãos por via aérea e marítima, defendendo um sistema eletrónico para o cartão de localização de passageiro.

16h06 - O ministro dos Transportes alemão, Andreas Scheuer, anunciou hoje que ele e os seus homólogos europeus chegaram a acordo sobre padrões comuns para proteger a saúde dos viajantes no tráfego aéreo, para garantir "segurança, clareza e confiança". Saiba tudo clicando aqui

16h01 - O Conselho de ministros já terminou. Os governantes explicaram as medidas aprovadas num direito que poderá assistir abaixo:

 

16h00 - Boa tarde! Aqui começa o registo da tarde sobre as últimas atualizações, em Portugal e no Mundo, da pandemia da Covid-19. Para ficar a par do que aconteceu na manhã desta quinta-feira clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório