Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Recorde de casos diários no Brasil; Bombeiro infetado em Izeda

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Recorde de casos diários no Brasil; Bombeiro infetado em Izeda

De acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista, no total, 1.702 óbitos e 49.150 casos confirmados do novo vírus, desde o início da pandemia. Esta quarta-feira, foram contabilizadas mais cinco mortes e 252 novos casos de infeção

No mundo, o presidente brasileiro voltou a testar pela terceira vez positivo à Covid-19. "O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, estando a ser acompanhado pela equipa médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo", refere uma nota divulgada pela presidência. 

A pandemia já infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte a mais de 615 mil em todo o mundo, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui mas amanhã pela manhã abriremos um novo AO MINUTO para que possa acompanhar todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. E já sabe: Siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e, em caso de sintomas, ligue para a Linha SNS24:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h52 - Um cão resgatado da rua aprendeu a ir às compras para ajudar o novo dono. Nino tornou-se numa espécie de celebridade no seu bairro em Bogotá, na Colômbia. O cão aprendeu a ir às compras para o dono, que se encontra resguardado em casa devido à pandemia da Covid-19, por pertencer a um grupo de risco.

23h23 - O investigador Filipe Lamelas considera que o recurso ao 'lay-off' poderá continuar depois da pandemia de Covid-19, mas não deverá servir para aumentar as fragilidades dos trabalhadores com vínculos precários.

23h03 - Dados do Brasil. O número de casos diários de Covid-19 no Brasil registou um recorde esta quarta-feira. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, no espaço de 24 horas foram identificados 67.860 novos casos de infeção, bastante acima dos 41.008 do dia anterior. Verificaram-se ainda mais 1.284 óbitos

O Brasil contabiliza até ao momento um total de 2.227.514 casos positivos e aproxima-se das 83 mil vítimas mortais - soma agora 82.771. 

22h49 - A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, com os investidores agradados com a decisão do Governo norte-americano de investir num projeto de vacina contra o novo coronavírus, enquanto aguardam mais medidas de estímulo económico.

22h11 - O ministro do Turismo cabo-verdiano alertou hoje que o setor turístico, que representa 25% do Produto Interno Bruto, só retomará em 2023 os níveis anteriores à pandemia de Covid-19, cenário que o Governo vê "com preocupação".

21h52 - O primeiro voo de repatriamento de cidadãos angolanos em Lisboa está programado para sexta-feira, com prioridade para os doentes, idosos e famílias com crianças, que deverão ter feito o teste ao novo coronavírus 72 horas antes da viagem.

21h10 - O Subdiretor-geral da Saúde voltou hoje a apelar ao comportamento cívico de toda a população, destacando que os jovens devem pensar que, ao protegerem-se a si mesmos, estão, em última instância a proteger o país e a facilitar o combate à pandemia

20h18 - Angola registou mais três mortes e 33 novas infeções, duas das quais na província do Cunene, perfazendo um total de 812 casos positivos de covid-19 e 33 óbitos, anunciou hoje a ministra da Saúde angolana.

20h13 - ONU cria ferramenta que agrupa legislação de 190 países. A ferramenta Covid-19 Law Lab, hoje criada, reúne documentos legais de mais de 190 países e pretende ajudar os estados a implementar boas leis que protejam a saúde e o bem-estar dos cidadãos, salvaguardando os direitos humanos.

20h03 - A próxima temporada de 'Anatomia de Grey' vai ser inspirada na Covid-19. A série vai abordar a pandemia nos próximos episódios que vão ser gravados, como revelou a produtora Krista Vernoff. Saiba tudo aqui.

19h46 - A Madeira mantém oito casos ativos de infeção por Covid-19, detetados no rastreio efetuado no Aeroporto da região, totalizando 102 infetados e 94 doentes recuperados desde domingo, informou hoje a autoridade de saúde.

19h30 - A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte a mais de 615 mil, de acordo com o último balanço feito pela agência France-Presse (AFP).

19h19 - Um dos operacionais dos Bombeiros Voluntários de Izeda, no concelho de Bragança, testou positivo para a Covid-19 e, neste momento, a corporação não tem condições para prestar socorro, uma vez que quem esteve em contacto com o infetado se mantém em isolamento profilático. A situação vai manter-se "até termos testes conclusivos com o pessoal".

19h08 - Dados de França. Ministério da Saúde francês referiu esta quarta-feira que no espaço de 24 horas foram confirmados 998 novos casos de Covid-19 e registadas mais sete mortes nos hospitais. Em termos acumulados, França totaliza agora 178.336 casos de contágio e 30.172 vítimas mortais

19h02 - Biden e Obama criticam forma como Trump tem gerido crise do coronavírus. O presumível candidato democrata e o antigo presidente encontraram-se e mantiveram uma conversa respeitando o distanciamento social. Ambos criticaram a falta de sentido de responsabilidade de Trump e a sua ausência de ligação às pessoas.

18h36 - "Máscaras e luvas deixadas no chão são um perigo para a saúde pública". A Câmara de Lisboa recorreu, esta quarta-feira, ao Facebook para reiterar um apelo em tempos de pandemia. A utilização da máscara como equipamento de proteção individual é fundamental para evitar a propagação da Covid-19, mas igual importância tem o que fazemos com ela após a utilização.

18h24 - O responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que não haverá vacinas para a Covid-19 antes da segunda metade de 2021, apesar de "sinais de esperança" nos testes clínicos a decorrer.

18h10 - O Governo regional de Madrid aprovou hoje a transferência e o enterro no cemitério de 59 vítimas mortais da pandemia de Covid-19 que não tinham sido até agora reclamadas por familiares ou outras pessoas.

17h51 - Um foco de Covid-19 foi detetado na terça-feira numa empresa de transformação de carnes em Tomar, com 34 infetados entre os cerca de 200 funcionários, tendo as instalações sido encerradas para controlar o contágio, informou hoje o município.

17h41 - O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse hoje em Baião que os números da atual ocupação hoteleira no interior da região provam que a pandemia é uma "grande oportunidade" que o território tem de aproveitar.

17h33 - Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030. A conta oficial de Twitter do Gabinete da Ministra da Saúde partilhou uma mensagem a afirmar que se pretende "que o debate em torno desta Visão Estratégica seja o mais abrangente e participado possível". Assim, "até 21 de agosto, as suas ideias e sugestões são bem-vindas. Participe na Consulta Pública!"

17h24 - Os passageiros que chegaram aos aeroportos nacionais sem terem sido testados à Covid-19 são residuais, foram identificados pelo Serviço de Estrangeiros (SEF) e Fronteiras e encaminhados para os realizarem, disse a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

17h17 - Portugal já realizou 1,48 milhões de testes à Covid-19, revelou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no país.

17h10 - O surto na Lisnave subiu para 12 casos de infeção, entre os trabalhadores das obras, disse hoje o subdiretor Geral da Saúde na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia de Covid-19.

17h06 - Dados de Itália. Novos casos registam maior aumento desde início de junho em Itália. No espaço de 24 horas foram diagnosticados 282 casos de infeção.

17h04 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 21 casos positivos de Covid-19, elevando o total de infeções para 1.557, mantendo-se com 11 óbitos, anunciou o Ministério da Saúde.

16h54 - Dados de Espanha. O número de casos continua a subir no país vizinho. Nas últimas 24 horas foram registadas mais duas mortes e identificados 790 novos casos.

16h20 - Dados do Reino Unido. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 560 novos casos e morreram mais 79 pessoas devido à Covid-19. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza agora 296.377 casos de infeção e 45.501 vítimas mortais desde o início da pandemia do novo coronavírus

16h16 - Jamila Madeira começou a conferência sobre a Covid-19 a sublinhar os "dados encorajadores" na região de Lisboa e Vale do Tejo dos primeiros três dias da semana, designadamente em Sintra, "o que valoriza o trabalho intenso das equipas que estão no terreno". 

A governante atualizou o número de testes, que prova que se mantém a capacidade de testagem no país. A média de testes diária no mês de julho é de 13.670, "o que confirma a tendência ascendente no mês de julho em comparação com o mês de junho", afirmou. 

Leia aqui um resumo do mais importante que foi dito na conferência

16h07 - Israel registou nas últimas 24 horas um recorde de 1.977 novos casos de Covid-19, numa altura em que são muitos os protestos contra a forma como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tem gerido a pandemia.

16h02 - Veja a conferência diária da DGS sobre a incidência da Covid-19 em Portugal:

15h54 - A agência de saúde pública sueca revelou hoje que a Suécia poderá ter de registar mais 3 mil mortes resultantes da Covid-19, segundo um de três cenários avaliados em função do número de surtos ativos no país.

15h47 - Dados de Portugal. Portugal registou, de acordo com o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde, mais cinco óbitos (taxa de variação de 0,29%) e 252 infetados (taxa de variação de 0,52%) com Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o país registou até à data 1.702 vítimas mortais e 49.150 casos da doença. 

15h38 - Fique com um resumo do mais importante que se passou esta quarta-feira, até ao momento:

15h35 - Uma história tocante chega-nos do Norte da Europa. Uma norueguesa e o seu companheiro de nacionalidade sueca decidiram que queriam levar o casamento avante e nada os iria impedir, nem a Covid-19. E assim foi. Separados pela fronteira terrestre, os noivos protagonizaram uma cerimónia que tem tanto de original como de belo.

Notícias ao MinutoCasamento de Camilla Oyjord e Alexander Clern© Facebook

15h32 - Convento perde 13 freiras devido à Covid-19. O novo coronavírus propagou-se de forma tão rápida e fatal num convento no Michigan, nos Estados Unidos, que provocou a morte de 12 destas freiras em apenas um mês.

15h30 - Boa tarde! Começamos aqui um novo registo. Para ler as ocorrências desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório