Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pequim condena declarações da França sobre a perseguição aos uigures

A República Popular da China considerou hoje "mentirosas" as críticas da França sobre a situação da minoria muçulmana uigure, no noroeste do país.  

Pequim condena declarações da França sobre a perseguição aos uigures
Notícias ao Minuto

13:15 - 22/07/20 por Lusa

Mundo Pequim

"Nós somos firmemente contra a utilização de questões religiosas com fins políticos e de ingerência nos assuntos internos da China", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, numa conferência de imprensa em Pequim quando questionado sobre os comentários de Paris.

Perante a Assembleia Nacional de França, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que a situação de "internamento" da minoria muçulmana é "inaceitável".

O ministro francês fazia referência "aos campos de internamento para os uigures, detenções em massa, desaparecimentos, trabalho forçado, esterilização forçada, destruição do património cultural, em particular dos locais de culto" assim como aos métodos de vigilância da população e, em geral, ao sistema "repressivo" imposto na província de Xinjiang.

Le Drian pediu também para que seja concedido o acesso a observadores independentes internacionais à província chinesa. 

O porta-voz da diplomacia de Pequim considerou "mentirosas" as declarações de França sobre "os centros de formação profissional transformados em campos de concentração" onde mais de um milhão de pessoas se encontram presas. 

A política de Pequim, em Xinjiang, "não visa nenhum grupo étnico específico nem religião", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.

Os uígures são o principal grupo étnico de Xinjiang, uma imensa região que faz fronteira com o Afeganistão e com o Paquistão.

A região é frequentemente atingida por ataques mortais que Pequim atribui à minoria muçulmana da província que se encontra fortemente vigiada pela polícia e pelos militares do Exército Popular.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório