Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Taipé acusa Pequim de provocações militares "quase todos os dias"

O ministro Joseph Wu disse aos jornalistas que voos militares de Pequim ocorrem "quase diariamente".

Taipé acusa Pequim de provocações militares "quase todos os dias"
Notícias ao Minuto

11:58 - 22/07/20 por Lusa

Mundo MNE

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan acusou hoje a República Popular da China de estar a aumentar o envio de aviões militares que sobrevoam zonas junto da ilha, no Estreito da Formosa. 

O ministro Joseph Wu disse aos jornalistas que os voos militares de Pequim ocorrem "quase diariamente".

Além dos frequentes exercícios militares da República Popular da China destinados a simular ataques contra Taiwan, os voos estão a preocupar o Governo de Taipé.

"O que estão a fazer agora é aumentar o uso de força para resolverem 'o problema' de Taiwan", disse Joseph Wu.

Pequim reclama como seu o território e ameaça usar o Exército Popular contra os nacionalistas desde 1949, ano em que as forças de Chiang Kai-Shek derrotadas pelos comunistas se refugiaram na antiga colónia japonesa.

Pequim cortou ligações com o Governo de Taipé desde que a presidente Tsai Ing-Wen foi eleita, em 2016. 

Para a diplomacia de Taiwan as últimas imposições de Pequim contra os movimentos pró-democratas da Região Administrativa Especial de Hong Kong estão a fazer aumentar a pressão contra Taipé.  

"Se a 'comunidade internacional' não mostrar um sinal claro à China, eu acredito que Pequim vai assumir que a 'comunidade internacional' não vai opor-se a outras coisas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

"É com isto que estamos muito preocupados", acrescentou.

Taiwan pediu ainda "coordenação" aos Estados Unidos e ao Japão, países que mantém estreitas ligações com Taipé apesar de não existirem relações diplomáticas.

Desde que a nova lei de segurança nacional foi aplicada pela China a Hong Kong o sentimento nacionalista de Taiwan tem vindo a afirmar-se, assim como os receios de confrontos militares na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório