Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guiné-Bissau aprova comissão de inquérito a incidente com deputado

Os deputados do parlamento da Guiné-Bissau aprovaram hoje a criação de uma comissão de inquérito a incidentes com três cidadãos guineenses, incluindo o deputado Marciano Indi, e à morte de um dirigente do Partido de Renovação Social.

Guiné-Bissau aprova comissão de inquérito a incidente com deputado
Notícias ao Minuto

16:07 - 20/07/20 por Lusa

Mundo Parlamento

Os 98 deputados presentes na sessão plenária, num universo de 102, votaram por unanimidade para a criação de uma comissão de inquérito aos acontecimentos que envolveram o deputado Marciano Indi, à morte de um dirigente do Partido de Renovação Social (PRS) durante uma manifestação realizada em 2019, e à detenção do cidadão Danilson Ferreira, autor do blogue Doka Internacional.

O deputado Marciano Indi, da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), foi raptado e espancado em maio por um grupo de desconhecidos, mas acabou por ser libertado, depois da intervenção do presidente do parlamento nacional, Cipriano Cassamá.

O dirigente do PRS Demba Baldé morreu durante uma manifestação realizada em outubro de 2019 para reclamar pela forma como estavam a ser organizadas as eleições presidenciais.

O cidadão Danilson Ferreira foi detido sem acusação, acabando também por ser libertado.

A comissão de inquérito parlamentar vai ser liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e será composta por um total de nove deputados.

O presidente do parlamento agradeceu aos deputados a "maturidade política", salientando que a sessão de hoje representa uma "prova inequívoca" de que quando querem os guineenses conseguem.

"Agora é o momento de privilegiar a Guiné-Bissau e os interesses nacionais", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório