Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares manifestam-se em defesa de governador detido na Rússia

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro de Jabarovsk, capital da região russa com o mesmo nome, em defesa do governador regional detido.

Milhares manifestam-se em defesa de governador detido na Rússia
Notícias ao Minuto

15:20 - 18/07/20 por Lusa

Mundo Rússia

No oitavo dia de protestos pela libertação do governador regional, Sergei Furgal, acusado de ter organizado uma série de homicídios há 15 anos, cerca de 30 mil pessoas concentraram-se na Praça Lenine, e nas ruas adjacentes, segundo o portal de informação local Dvhab.ru.

A autarquia da cidade de Jabarovsk, controlada pelo Rússia Unida, que foi batido por Furgal nas eleições regionais, baixa o número para dez mil pessoas.

Empunhando cartazes e gritando em defesa de Furgal, recordando que o elegeram, os manifestantes ignoraram os avisos das autoridades face ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus na região e, apesar das elevadas temperaturas (acima dos 30 graus), protestaram durante cinco horas em frente à sede do governo regional e nas principais avenidas da cidade.

A polícia não interveio e distribuiu máscaras pelos manifestantes, segundo relatou a agência russa Interfax.

Furgal, eleito governador em 2018, vencendo o candidato do Rússia Unida, está detido preventivamente na prisão de Lefortovo, em Moscovo, capital russa.

O político, de 50 anos, é acusado de ter organizado "tentativas de homicídio e homicídios de uma série de empresários locais entre 2004 e 2005".

Furgal, que se declarou inocente na primeira audiência em tribunal, foi detido no âmbito de um caso contra um grupo de crime organizado, que resultou noutras quatro detenções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório