Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndio de Catedral de Nantes dominado e tratado como ato criminoso

As chamas já se encontram sob controlo e ainda há uma centena de bombeiros no local.

Notícias ao Minuto

10:38 - 18/07/20 por Sara Gouveia

Mundo França

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou na Catedral de Nantes, em França, na manhã deste sábado, tendo acabado por destruir vários vitrais e o órgão principal da igreja. Segundo o procurador Pierre Sennes, citado pela Reuters, foram iniciados três fogos no local e as autoridades estão a tratar o incidente como ato criminoso. 

O chefe dos bombeiros locais explicou à agência que o incêndio começou por detrás do órgão, que ficou completamente destruído, e que os vitrais da parte da frente explodiram. No entanto, os danos  no edifício do século XIV não foram tão maus como inicialmente temiam. "Não estamos num cenário tipo Notre Dame. O telhado não foi atingido", disse Laurent Ferlay.

Para já estão no local mais de uma centena de bombeiros para garantir que as chamas ficam completamente sob controlo. O alerta foi dado pela funcionária de uma pastelaria que se encontra virada para a Catedral às 7h44 (6h44 em Lisboa).

Esta não foi a primeira vez que esta Catedral foi atingida por fogo. Já tinha sido parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, após bombardeamentos e em 1972, um incêndio destruiu por completo o telhado.

Este incêndio surge pouco mais de um ano depois de a Catedral de Notre Dame, em Paris, ter visto o telhado e o pináculo serem destruídos pelas chamas.

Veja as imagens na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório