Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Reunião com Merkel, Macron, Sánchez, Rutte e Conte antes de sessão

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai reunir-se hoje, antes do arranque da cimeira de líderes extraordinária sobre a recuperação económica, com Angela Merkel, Emmanuel Macron, Mark Rutte, Pedro Sánchez e Giuseppe Conte, anunciou o seu porta-voz.

Reunião com Merkel, Macron, Sánchez, Rutte e Conte antes de sessão
Notícias ao Minuto

10:18 - 18/07/20 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

Numa publicação feita na rede social Twitter, o porta-voz indica que "o segundo dia do Conselho Europeu começa com uma reunião antes do plenário" entre Charles Michel e a 'chanceler' alemã Angela Merkel, o Presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, o chefe de Governo espanhol Pedro Sánchez e ainda com o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, em Bruxelas.

A participar neste encontro, que visa desbloquear o impasse nas negociações em busca de um acordo para resposta europeia à crise gerada pela covid-19, está também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O arranque oficial do Conselho Europeu, após estes encontros bilaterais, está marcado para as 11:00 (hora local, menos uma em Lisboa).

Os líderes europeus, reunidos em Bruxelas desde sexta-feira, retomam hoje o Conselho Europeu dedicado ao plano de relançamento da UE ainda longe de um acordo, depois de se terem registado poucos progressos e aproximações no primeiro dia de trabalhos.

Apesar dos intensos contactos entre líderes ao longo das últimas semanas e das muitas horas de discussões no primeiro dia da cimeira, na sexta-feira, ainda são muitas as divergências entre os Estados-membros, tendo fontes europeias indicado que os chamados países 'frugais', com Holanda à cabeça, continuam irredutíveis nas suas posições, inviabilizando a necessária unanimidade para a aprovação do próximo quadro orçamental da União e do Fundo de Recuperação.

Uma das questões que mais ameaça um acordo é a da "governação" dos fundos alocados aos Estados-membros, com a Holanda a insistir na necessidade de unanimidade a nível do Conselho para a aprovação dos reembolsos aos Estados-membros, o que significaria que qualquer país teria poder de veto, cenário rejeitado pela esmagadora maioria dos líderes europeus.

Outras matérias fundamentais do plano de relançamento da economia europeia que ainda não recolhem a necessária unanimidade são a do equilíbrio entre subvenções e empréstimos na atribuição dos apoios do Fundo de Recuperação aos Estados-membros, os critérios e chave de repartição para a distribuição dos fundos aos 27, e a sua eventual condicionalidade ao respeito pelo Estado de direito, entre outras.

Face à falta de progressos nos trabalhos de sexta-feira à noite e, segundo fontes europeias, perante um aumento de crispação na sala, o presidente do Conselho Europeu decidiu encerrar os trabalhos perto da meia-noite e agendar nova sessão para hoje, para um dia de negociações que se antevê longo e intenso.

No primeiro Conselho Europeu presencial dos últimos cinco meses -- a anterior cimeira "física" teve lugar em fevereiro, antes da chegada da pandemia da covid-19 à Europa --, os 27 têm como objetivo declarado chegar a um compromisso em torno de um Quadro Financeiro Plurianual, o orçamento da UE para 2021-2027, na ordem de 1,07 biliões de euros, e um Fundo de Recuperação pós-pandemia que lhe está associado, de 750 mil milhões de euros, mas são muitas as arestas ainda por limar, sendo imprevisível até quando durará este Conselho Europeu e se será conclusivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório