Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sanções contra filho de Presidente e da vice-Presidente da Nigéria

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje sanções a Juan Carlos Ortega, filho do Presidente da Nicarágua, e à empresa de comunicações daquele, e à sua mãe, a vice-Presidente, Rosario Murillo, por alegadas ligações ao tráfico de droga.

Sanções contra filho de Presidente e da vice-Presidente da Nigéria
Notícias ao Minuto

20:12 - 17/07/20 por Lusa

Mundo Nicarágua

O Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) norte-americano adicionou o filho do Presidente Daniel Ortega, à sua lista, o que significa que todos os ativos que os visados possam ter nos Estados ficam congelados e que "os cidadãos norte-americanos estão de uma forma geral proibidos de negociarem com eles", noticia a agência AP.

Juan Carlos Ortega é o terceiro filho do casal que lidera o país da América Central a ser sancionado pelos Estados Unidos.

Cerca de 22 pessoas próximas do Presidente e da vice-Presidente da Nicarágua já eram alvo de sanções desde 2017, assim como a própria vice-Presidente.

As autoridades nicaraguenses ainda não reagiram à medida.

Juan Carlos Ortega lidera vários negócios de comunicações, incluindo a empresa 'Difuso Communications', sancionada também pelos Estados Unidos.

A oposição política em Nicarágua celebrou o anúncio das sanções impostas pelos norte-americanos.

"Os Estados Unidos estão a sancionar a ditadura da máfia", destacou o diretor da Aliança Cívica, Juan Sebastian Chamorro, através de uma mensagem na rede social Twitter.

Em maio, os Estados Unidos impuseram sanções financeiras ao general Julio Aviles, chefe militar da Nicarágua, e ao ministro do Tesouro, Ivan Acosta.

A administração norte-americana liderada por Donald Trump disse pretender pressionar Daniel Ortega a realizar eleições livres e a obrigar o seu Governo a respeitar os direitos básicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório