Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Argélia estende restrições devido ao crescente aumento de contágios

A Argélia decidiu estender por 10 dias as medidas de confinamento parcial em 29 províncias, incluindo a capital, para tentar impedir novas infeções da covid-19, que hoje voltaram a superar o recorde diário com 550 novos casos.

Argélia estende restrições devido ao crescente aumento de contágios
Notícias ao Minuto

16:29 - 16/07/20 por Lusa

Mundo Pandemia

Em comunicado, o primeiro-ministro, Abdelaziz Djerad, explicou que "depois de consultar o comité científico e a autoridade de saúde e avaliar a situação sanitária em todo o território nacional, e dado o aumento da velocidade da propagação, decidiu estender as medidas decretadas" anteriormente.

A decisão de proibir as deslocações da população entre as províncias e zonas urbanas durante o fim de semana foi adotado pelo governo há 10 dias.

A situação é muito crítica em todo o país, não devido ao aumento diário de casos, que se mantém à volta dos 400 há vários dias mas, sobretudo, devido à falta de camas e recursos na maioria dos hospitais, especialmente no sul.

Segundo as autoridades, a "negligência e incumprimento" das regras de prevenção e proteção por parte dos cidadãos são os fatores responsáveis pelo aumento de casos de contaminação, um mês depois de ter começado o relaxamento do confinamento.

Segundo dados oficias, desde que se começaram a registar os números da pandemia morreram 1.040 pessoas num total de 20.770 casos, com 14.792 recuperados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 584 mil mortos e infetou mais de 13,58 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório