Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Brasil ultrapassa os 2 milhões de casos. Surtos vão durar anos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil ultrapassa os 2 milhões de casos. Surtos vão durar anos
Notícias ao Minuto

15:20 - 16/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Pandemia

Esta quinta-feira, 16 de julho, Portugal reportou mais três mortes, 339 novos casos e 366 recuperados. No total, o país contabiliza 1.679 vítimas mortais, 47.765 infetados e 32.476 recuperados

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais afetada, contando com mais de 80% dos novos casos reportados hoje.

A Assembleia da República ouve esta quinta-feira Duarte Cordeiro, coordenador do Governo no combate à Covid-19 em LVT, sobre as medidas e estratégias de proteção adotadas nesta região.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Este registo chega agora ao fim, mas será retomado na manhã de sexta-feira. Manter o distanciamento social, usar máscara (sempre que for necessário) e lavar as mãos frequentemente, são algumas das regras que pode seguir para evitar o contágio do novo coronavírus.

Se tiver sintomas, contacte as autoridades de saúde.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h57 - Os Estados Unidos alargaram hoje até 30 de setembro a suspensão da operação de cruzeiros em portos norte-americanos, devido à pandemia de Covid-19, anunciaram os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

23h46 - "Jovens não se devem sentir imunes", alerta Anthony Fauci. O especialista norte-americano que lidera a equipa de crise no combate à pandemia Covid-19, disse hoje que os jovens estão a impulsionar o novo surto de infeções. "Os jovens estão intimamente envolvidos no que está a acontecer neste momento", criticou, numa entrevista com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

23h30 - Rastreio de contactos? Ineficaz se testes demorarem. Por mais eficaz que seja o rastreio de contactos de pessoas doentes com Covid-19, de pouco servirá para travar a disseminação da doença se os testes de diagnóstico não forem rápidos, segundo um estudo científico publicado na revista Lancet.

22h48 - Atualização no Brasil. O país ultrapassou esta quinta-feira os dois milhões de casos confirmados pelo novo coronavírus, sendo que 45.403 foram reportados nas últimas 24 horas. Em termos de mortes, foram reportadas 1.322 no último dia, elevando o número total de vítimas mortais para 76.688.

22h18 - Barcelona adota medidas mais duras para conter surtos. Com 29 focos ativos, a região está a preparar um pacote de medidas para restringir a atividade social. De acordo com o El País, o objetivo é limitar a transmissão em locais de entretenimento, que é onde ocorrem a maior parte dos contágios.

22h15 - O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) transportou na segunda semana de julho quase 1.950 pessoas com suspeita de Covid-19 e realizou mais de 850 colheitas de material biológico para análise ao SARS-CoV-2, anunciou hoje o organismo.

21h55 - Os Países Baixos anunciaram, esta quinta-feira, planos para lançar em setembro uma 'app' de rastreio do novo coronavírus - cujo nome será Corona Melder. A aplicação está em período de testes e estão ainda a ser realizadas verificações a nível de segurança, indicou o ministro da Saúde, Hugo de Jonge.

21h42 - No pós-confinamento, há cinco cuidados que deve ter com a pele. Nos últimos meses, devido ao confinamento provocado pela pandemia, a pele esteve afastada da exposição solar. Com o desconfinamento e a chegada das altas temperaturas, é essencial redobrar os cuidados.

  1. . Exposição gradual ao sol
  2. Utilizar protetor solar
  3. Evitar as horas de maior radiação solar
  4. Mantermo-nos hidratados
  5. Auto-exploração da pele

21h40 - O Conselho Internacional de Aeroportos na Europa (ACI Europe) disse hoje que a recuperação do tráfego aéreo de passageiros para os níveis registados em 2019, antes da pandemia de Covid-19, não deve acontecer antes de 2024.

21h31 - Surto em Matosinhos. O Lar do Comércio, em Matosinhos, que teve mais de 100 infetados com Covid-19, 24 dos quais acabaram por morrer, já não tem qualquer residente infetado, foi hoje anunciado.

21h29 - O mundo estava a progredir no objetivo da redução da pobreza multidimensional, que tem em conta vários critérios, mas a evolução está agora em risco por causa da Covid-19, advertiu hoje a ONU.

21h08 - Atualização dos dados globais. A pandemia do coronavírus matou pelo menos 585.750 pessoas e infetou mais de 13,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países. Pelo menos 7.442.700 agora são considerados curados.

20h31 - Fundo de Recuperação da UE. Na véspera do arranque do Conselho Europeu, o primeiro-ministro António Costa, que já está em Bruxelas, revelou que as questões relativas a Portugal "ficaram resolvidas durante a tarde" desta quinta-feira e que "estamos em condições de entrar no Conselho e de aprovar a proposta".

20h30 - Atualização na Madeira. A região mantém seis casos ativos de Covid-19, num total de 99 registados no arquipélago, com dois doentes internados no Hospital Central do Funchal, mais um do que na quarta-feira, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h18 - GNR de Brangança. O comando Nacional da GNR indicou hoje que subiu para quatro o número de militares infetados por Covid-19 afetos às subunidades que integram o Comando Territorial de Bragança, onde foram testados 48 agentes.

20h17 - Ensino à distância. Os representantes dos pais e professores alertaram hoje para a necessidade de reforçar os meios disponíveis nas escolas para apoiar os alunos com necessidades educativas especiais, que dizem ter sido os mais prejudicados pelo ensino a distância.

20h15 - Proteger terceira idade? "É fundamental na próxima fase". Proteger os utentes dos lares, residências e unidades de cuidados continuados da terceira idade é fundamental para ultrapassar a próxima fase da pandemia de Covid-19, apontou hoje o antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

19h50 - Coordenador da resposta à Covid-19 em LVT. Duarte Cordeiro, afirmou hoje que as pessoas se têm de se habituar à ideia de "conviver com o risco", nomeadamente na utilização de transportes públicos.

"Nós temos de nos habituar à ideia de conviver com um determinado nível de risco e de nos proteger para esse risco. Eu acho que nós, realmente, temos de nos preparar nesse sentido e a questão dos transportes é evidente", disse o também secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

19h41 - Reino Unido. O consultor científico do governo britânico, Patrick Vallance, afirmou hoje que vai haver surtos de coronavírus "durante vários anos" e considerou que o país ainda deve manter as atuais medidas de distanciamento social e teletrabalho.

19h33 - Atualização em França. O país registou mais 18 mortes e 534 novos casos nas últimas 24 horas. País contabiliza um total de 30.138 vítimas mortais e 173.838 casos confirmados.

19h10 - A homenagem de Espanha. O país prestou hoje uma homenagem às vítimas mortais da Covid-19 e um tributo aos profissionais de saúde. A cerimónia foi presidida pelo Rei Felipe VI.

Notícias ao MinutoRei Felipe presidiu a homenagem do Estado© Reuters

19h05 - Quinze pessoas tiveram um teste positivo à Covid-19 na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, onde se situa o Colégio do Ramalhão, em Sintra. Foram conhecidos dois casos positivos na semana passada e após a realização de testes aos elementos da instituição, verificaram-se mais 13.

18h59 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, reuniu-se hoje com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, em Espanha. Durante o encontro, que decorreu no Ministério da Saúde, foi analisada a situação epidemiológica no país e no mundo e ambos concordaram que a "deteção precoce, a vigilância e a consciencialização da cidadania" são fundamentais para conter o vírus.

18h55 - Apoio a empresas. O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de lei que cria o processo extraordinário para a recuperação de empresas em dificuldades devido à pandemia de Covid-19, mas que sejam viáveis.

18h40 - O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje uma resolução apoiada por Rússia e China que sublinha a "função central do Estado" na luta contra as pandemias, apesar das críticas europeias sobre a não referência aos direitos políticos.

18h37 - Hollywood. Enquanto promovia o novo filme, 'Greyhound', no 'The Late Show With Stephen Colbert', na noite desta terça-feira, Tom Hanks voltou a recordar o momento em que esteve infetado com Covid-19, juntamente com a mulher, Rita Wilson, no passado mês de março

"Os meus ossos pareciam feitos de bolachas. Sempre que me movia, parecia que algo estava a partir dentro de mim", acrescentou, lembrando que também sentiu fadiga e dores. 

18h23 - Lar encerrado. Um lar ilegal com 23 utentes em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi encerrado pela Segurança Social no âmbito da prevenção da pandemia de Covid-19 e nenhum testou positivo, confirmou hoje este instituto à agência Lusa.

As autoridades de saúde, a Segurança Social e a Proteção Civil concluíram que "não existiam condições mínimas de segurança e salubridade para a permanência dos 23 idosos".

18h16 - Rússia contém pandemia. O Presidente Vladimir Putin, disse hoje que conseguiu limitar as consequências da Covid-19 e a economia russa está agora em retoma progressiva. "Podemos dizer hoje que as medidas tiveram resultado e permitiram atenuar significativamente a severidade da crise", afirmou Putin numa reunião governamental por videoconferência.

18h11 - A Secretaria Regional da Saúde informou hoje que disponibiliza "um questionário 'online' de avaliação do risco" para pessoas que pretendem entrar na região, medida que visa "facilitar e tornar mais célere a chegada" dos passageiros aos Açores.

18h03 - "Seguiu pelo caminho errado. Peça direções". A representante da Câmara dos Representantes norte-americana criticou hoje a resposta do presidente norte-americano à pandemia de Covid-19.

"O Presidente tomou tantas más decisões executivas. Ao observar o seu comportamento, concluí que ele se recusa a pedir ajuda, todas as respostas estão lá, os cientistas têm as respostas. Sabemos que testar, rastrear, tratar, distanciamento, usar máscara e desinfetar ajuda a travar o vírus. Ainda assim, o presidente continua a seguir pelo caminho errado", criticou Nancy Pelosi, citada pela CNN.

17h55 - Fundo de Recuperação. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou hoje que o Conselho Europeu de sexta-feira e sábado vai fazer uma "negociação importantíssima" sobre os fundos para a recuperação económica e social do país.

17h51 - Bangladesh. As autoridades de segurança do país anunciaram hoje a detenção do proprietário de dois hospitais que emitiriam milhares de relatórios falsos de testes à Covid-19, quando tentava fugir para a Índia.

17h39 - Surto em Reguengos de Monsaraz "controlado". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que "está controlado" o surto de Covid-19 que surgiu, há quase um mês, num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que, até quarta-feira, provocou 17 mortes.

17h21 - Cidade de Leicester permanece em confinamento. O governo britânico anunciou, esta quinta-feira, o prolongamento do confinamento local na cidade inglesa por mais 15 dias, mas indicou um aligeiramento de medidas. 

A partir do dia 24 de julho, as escolas e algumas lojas de bens não essenciais poderão reabrir. No entanto, haverá "poder local" para voltar a fechá-las, explicou o ministro da Saúde, Matt Hancock.

17h18 - Surtos em Espanha. O país conta atualmente 158 surtos ativos de Covid-19, disse hoje o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón.

17h15 - Atualização na Argentina. O número de mortes devido ao novo coronavírus no país atingiu, esta quinta-feira, um total de 2.072, após terem sido reportados 22 óbitos nas últimas 24 horas.

17h12 - "As máscaras não reduzem os níveis de oxigénio". A afirmação é de um médico britânico que decidiu colocar fim a esta suposição. "É uma mentira inventada como desculpa por aqueles que acreditam que a pandemia é uma farsa e que o uso de uma máscara, de alguma forma, invade os seus direitos", vincou. 

17h10 - Atualização na Alemanha. O país regista um total de 200.260 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com 534 novos contágios diagnosticados nas últimas 24 horas, um aumento em relação ao dia anterior (351), foi hoje divulgado.

17h08 - Foco de Covid-19 a bordo de navio na Lisnave. Foi descoberto um foco de Covid-19 a bordo do navio Atlantic Orchard que está nos estaleiros navais da Lisnave, em Setúbal. Um funcionário ao serviço da empresa e três trabalhadores contratados pelo armador apanharam o vírus, avança a SIC Notícias. Os doentes estão em casa, isolados.

16h49 - Atualização em Espanha. O país reportou, esta quinta-feira, o maior aumento diário de casos desde o dia 10 de maio, com 580 casos reportados nas últimas 24 horas. O Ministério da Saúde espanhol deu conta ainda de mais três óbitos, elevando para 28.416 o número total de vítimas mortais.

16h38 - Atualização em Itália. De acordo com os últimos dados da Proteção Civil italiana, o país registou 20 mortes nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento face ao dia de ontem, em que foram reportados 13 óbitos. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já fez 35.017 vítimas mortais no país.

16h23 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje um maior acesso aos cuidados, testes e deteção de Covid-19 da população mais vulnerável e que luta contra o impacto dos conflitos prolongados e emergências humanitárias em África.

"A Covid-19 exacerbou os desafios humanitários existentes, particularmente no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde em muitos países da região", afirmou a diretora regional da OMS para ÁfricaMatshidiso Moeti.

16h16 - Atualização no Reino Unido. O país registou mais 66 mortes e 642 casos de infeção nas últimas 24 horas, informou o ministério da Saúde britânico. No total, o novo coronavírus já fez 45.119 vítimas mortais e 292.552 infetados.

16h15 - A União Europeia vai apoiar Cabo Verde com 12,15 milhões de euros para as medidas emergenciais e preparação da retoma económica no âmbito da pandemia de Covid-19, depois de um primeiro desembolso há dois meses de cinco milhões.

16h04 - Atualização na Catalunha. Foram reportados 1.293 novos casos nas últimas 24 horas na Catalunha, informou hoje o Ministério da Saúde da Generalitat (Governo Regional). No total, esta região registou, até hoje, 79.595 casos positivos confirmados por teste rápido ou PCR. Este é o registo diário mais elevado desde o fim do Estado de Emergência, reportam os meios locais.

15h55 - Governo aprova despesa para a Escola Digital.O ministro Tiago Brandão Rodrigues avançou, esta quinta-feira, que vão ser adquiridos computadores, conectividades e serviços para "dotar as escolas públicas dos meios necessários para o acesso e utilização de recursos didáticos e educativos digitais por parte dos alunos e professores".

objetivo é "podermos disponibilizar estes serviços aos estabelecimentos de ensino público, a ser executado nos anos de 2020/2021", anunciou o ministro Tiago Brandão Rodrigues no final da reunião do elenco governativo. 

Consulte aqui o comunicado do Conselho de Ministros.

15h54 - Seis trabalhadores de um hipermercado do Grupo Sonae em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, estão infetados com Covid-19 e uma centena foram testados e aguardam por resultados, disse hoje a autoridade regional de saúde.

15h50 - Atualização em África.  Segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente, foram registadas, nas últimas 24 horas, 247 mortes, totalizando 14.044 vítimas mortais devido à Covid-19, em mais de 644 mil casos.

15h37 - App StayAway Covid. O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a legislação necessária para o funcionamento da aplicação de rastreio da doença.

"O presente diploma vem, assim, estabelecer a obrigatoriedade de o 'StayAway Covid' respeitar a legislação e a regulamentação sobre proteção de dados e sobre cibersegurança, e determina que a Direção-Geral da Saúde é a autoridade gestora do sistema, sendo responsável pelo tratamento de dados para efeitos da legislação europeia e nacional aplicável à proteção de dados pessoais", pode ler-se no comunicado.

A StayAway foi desenvolvida para ser o menos intrusiva possível e será usada de forma voluntária pelos portugueses, pelo que ninguém será obrigado a instalar a app no respetivo smartphone.

Pode consultar aqui o comunicado.

15h31 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

15h16 - Incumprimento. Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública levantaram "um total de 504 autos de contraordenação em Portugal Continental por incumprimento das regras previstas" no âmbito da pandemia de Covid-19 e efetuaram 27 detenções por desobediência. O regime de contraordenações entrou em vigor à 00h de 1 de julho e continuou até às 23h59 do dia 14.

15h14 - Jovens usam máscaras para parecerem mais velhos e comprar álcool. As máscaras tornaram-se, nos últimos meses, num acessório essencial (se não obrigatório) sempre que se sai de casa. Se, para muitos, é quase um fardo ter de recorrer ao uso de máscara, nos EUA parece que um grupo de jovens está a usar a mesma em seu proveito.

15h10 - O Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusaram hoje a Rússia de tentar roubar informação a cientistas dos três países que estão a trabalhar numa vacina contra o novo coronavírus. 

15h09 - PJ vai atrás de clínicas. A Polícia Judiciária (PJ), em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos, está a realizar uma operação policial de "buscas e apreensões em clínicas médicas, domicílios e sedes de empresas", pelos crimes de corrupção ativa e passiva, burla qualificada, falsificação de documento e propagação de doença, designadamente, da Covid-19. 

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências da Covid-19. Recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório