Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Novos casos? 80% em LVT. Escolas de condução mudam regras

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novos casos? 80% em LVT. Escolas de condução mudam regras
Notícias ao Minuto

07:50 - 16/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O coordenador do Governo no combate à pandemia da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), Duarte Cordeiro, é hoje ouvido na Assembleia da República sobre a estratégia e as medidas de proteção adotadas na região.

Os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde dão conta de que Portugal registou mais três mortes em 24 horas, num total de 1.679 óbitos associados ao novo coronavírus. Há ainda mais 339 infetados com Covid-19, o que faz aumentar o total de casos positivos, desde o início da pandemia, para 47.765. No mundo, segundo os últimos dados, a pandemia matou pelo menos 5784.938 pessoas e infetou mais de 13,5 milhões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h22 - Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos, está a realizar uma ação policial - apelidada de 'Operação Teia' - de "buscas e apreensões em clínicas médicas, domicílios e sedes de empresas". Até ao momento, já foram detidos cinco suspeitos - dois homens, de 35 e 57 anos, e três mulheres, de 32, 59 e 62, - "todos profissionais com ligação ao ramo da saúde", pelos crimes de corrupção ativa e passiva, burla qualificada, falsificação de documento e propagação de doença, designadamente, da Covid-19. 

15h13 - GNR e a PSP levantaram "um total de 504 autos de contraordenação em Portugal Continental por incumprimento das regras previstas" no âmbito da pandemia de Covid-19 e efetuaram 27 detenções por desobediência. O regime de contraordenações entrou em vigor à 00h de 1 de julho e continuou até às 23h59 do dia 14.

14h44 - dois surtos de Covid-19 no Politécnico de Bragança. Segundo a SIC Notícias os focos encontram-se entre os estudantes africanos num total de 34 infetados e o Instituto admite retirar os apoios sociais aos estudantes que desrespeitem as regras sanitárias.

14h20 - Mais de 80% dos novos casos de Covid-19 reportados hoje em Portugal são em Lisboa e Vale do Tejo, bem como os três óbitos registados.

13h52 - Pelo menos 584 mil mortos e mais de 13,5 milhões de infetados no mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 584.355 pessoas e infetou mais 13,5 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h40 - Portugal registou mais três mortes e 339 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. O mais recente boletim epidemiológico dá ainda conta de mais 366 recuperados.

13h32 - A secretária de Estado do Turismo desafiou hoje os portugueses a promover o país como destino turístico na sequência da pandemia de Covid-19, que provocou a exclusão de Portugal da rota turística de vários países. "Parece-me que nesta altura, dentro das várias linhas que temos vindo a trabalhar, precisamos de instigar uma maior comunicação, uma melhor comunicação, mais positiva, mais assertiva, mais contínua sobre o destino Portugal e todos os vários ativos que temos", disse Rita Marques.

13h20 -Conselho de Finanças Públicas (CFP) estima que o défice vai crescer para 6,9% do produto interno bruto (PIB) este ano, incorporando o auxílio à TAP, acima das previsões de 6,5% do PIB divulgadas no relatório Perspetivas Económicas e Orçamentais no início de junho

13h18 - As novas regras do ensino da condução no quadro da pandemia de covid-19, publicadas hoje em Diário da República, preveem um distanciamento de dois metros em aulas e exames e um máximo de três pessoas nos carros de instrução. Depois de as escolas de condução terem retomado a atividade a 18 de maio, são agora feitas alterações a algumas medidas devido aos recentes desenvolvimentos da pandemia em Portugal.

13h10 - Mais de um milhão de pessoas deixou de fumar no Reino Unido desde que teve início a pandemia da Covid-19. Um estudo da 'Action on Smoking and Health (Ash)' calculou que 1.036.000 fumadores e recentes ex-fumadores deixaram de fumar ou mantiveram a sua abstinência durante este período.

13h09 - Os Açores registaram um novo caso de recuperação de um doente em São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional, indicando que não foram diagnosticados novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, pelo sexto dia consecutivo.

13h05 - Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a Covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia, afirma hoje a imprensa do Reino Unido. Os testes em humanos, que desde abril envolveram cerca de mil voluntários sãos, permitiram aos cientistas concluir que o projeto de vacina gera anticorpos e células do sistema imunitário que podem enfrentar o novo coronavírus"Ninguém pode falar de prazos. As coisas podem correr mal, mas a realidade é que, em conjunto com uma grande empresa farmacêutica, essa vacina poderia estar disponível em setembro e é para esse objetivo que se está a trabalhar", assinalou o presidente da comissão de Ética de Investigação de Berkshire

12h53 - Israel registou outro recorde diário de casos do novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde, numa altura em que parece iminente no país um novo confinamento para conter a pandemia.

12h24 - O presidente do município de Madrid, José Luís Martinez Almeida, disse hoje num fórum sobre o turismo que, enquanto não houver uma vacina contra a covid-19, será difícil recuperar a deslocação de profissionais para assistir a congressos. "Temos de fazer um esforço importante para nos adaptarmos às novas exigências" na sequência da crise criada pela pandemia de Covid-19, disse José Luís Martinez Almeida.

12h21 - O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, considerou hoje que a realização à porta fechada dos Jogos Tóquio2020, adiados para 2021, "é, claramente, algo que não é desejado" pelo organismo. Thomas Bach adiantou que "vários cenários" estão a ser ponderados, embora a segurança seja a preocupação principal dos organizadores de Tóquio2020, reagendados para o período entre 23 de julho a 08 de agosto de 2021, devido à pandemia de covid-19.

12h18 - Com dúvidas sobre a Covid-19? Facebook criou nova área para o ajudar. A novidade foi anunciada pelo fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, através de uma publicação na respetiva página. A nova área chamar-se-á “Factos Sobre a Covid-19” e, tal como o nome indica, terá como intuito partilhar apenas factos comprovados sobre a doença.

12h13 - Um funcionário da Starbucks, que se recusou a atender uma mulher sem máscara, acabou por beneficiar de uma angariação de fundos que lhe valeu milhares de euros. Agora, a mulher a quem este recusou atender vem a público para exigir parte da sua gorjeta. Amber Lynn Gilles partilhou o vídeo do momento em que o homem não quis atendê-la nas redes sociais, com o intuito de o criticar. Mas o que aconteceu foi o inverso. A atitude do jovem valeu-lhe muitos elogios e Amber acabou como 'a má da fita'.

11h47 - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, considerou hoje que as dificuldades criadas pela pandemia de Covid-19 podem ser transformadas em oportunidades para resolver problemas, como o acesso à habitação, congestionamento e poluição.

11h33 - Quase um mês depois da sua deteção, o surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz continua sem casos curados entre os utentes do lar onde teve origem, segundo a atualização do boletim epidemiológico divulgada hoje pelo município. O número de casos curados relacionados com o surto detetado em 18 de junho no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) subiu para 21 na quarta-feira (eram 20 na terça-feira), dos quais seis são funcionários da instituição e 15 são casos de infeção na comunidade.

11h26 - França torna obrigatório "a partir da próxima semana" o uso de máscara em todos os estabelecimentos públicos fechados, em particular nas lojas, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex, no parlamento. "O uso de máscara constitui, com o respeito dos gestos barreira, uma medida de prevenção e de proteção eficaz", sublinhou.

11h13 - A Comissão Europeia apresentou hoje orientações aos Estados-membros para assegurar a proteção dos trabalhadores sazonais na União Europeia (UE), no contexto da pandemia da Covid-19, nomeadamente garantindo a segurança e saúde e reforçando as inspeções no terreno.

11h09 - Zindzi Mandela, filha do antigo presidente da África do Sul, terá testado positivo para a Covid-19, revelou o seu filho. A mulher, recorde-se, morreu na segunda-feira, aos 59 anos. Contudo, ainda não se conhece a causa de morte.

10h51 - O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou hoje que a pandemia "acelerou e está a aumentar rapidamente", defendendo a utilização permanente de máscaras em espaços públicos. Na última semana, o continente africano "registou um aumento de 23% nos novos casos, que se traduz em 119 mil casos reportados e uma média de 17 mil casos diários, o que compara com os 14 mil casos diários na semana anterior", disse John Nkengasong.

10h34 - A cerimónia espanhola de homenagem às vítimas da Covid-19, desta manhã, foi presidida pelos reis Felipe VI e Letizia. O momento solene ocorreu no Palácio Real de Madrid, pelas 9h (10h em Portugal), e contou com a presença das duas filhas do casal, a princesa Leonor e a infanta Sofia. Clique aqui para ver mais imagens

Notícias ao Minuto© Getty Images

10h08 - A companhia aérea francesa Air France obteve hoje autorização para iniciar uma segunda ligação aérea com frequência semanal entre Paris e Xangai, a "capital" financeira da China, informou a embaixada francesa em Pequim. A autorização surgiu após o Governo francês ter exercido forte pressão ao limitar os voos das companhias aéreas chinesas, por questões de reciprocidade em relação à Air France.

9h45 - As bolsas europeias estão hoje a negociar no vermelho, apesar de se ter sabido que o Produto Interno Bruto chinês (PIB) registou o primeiro crescimento, de 3,2% no segundo trimestre, em termos homólogos, depois do confinamento, devido à pandemia da Covid-19. As bolsa europeias estão hoje a negociar no vermelho, apesar de se ter sabido que o Produto Interno Bruto chinês (PIB) registou o primeiro crescimento, de 3,2% no segundo trimestre, em termos homólogos, depois do confinamento, devido à pandemia da covi-19.

9h37 - Espanha prestou hoje homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19 e aos funcionários do setor da saúde que arriscaram a sua vida durante a pandemia, numa cerimónia solene em Madrid. O país registou até hoje, segundo dados oficiais, 28.413 vítimas que morreram depois de ter dado positivo no teste da covid-19, mas à números e relatos que indicam que o número pode ser muito superior.

9h14 - Os dirigentes da American Airlines escreveram aos 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro, devido à queda da procura de viagens aéreas. O setor das viagens aéreas tem recuperado muito lentamente desde meados de abril, mas permanece severamente deprimido.

8h48 - O número de trabalhadores assalariados com emprego a tempo inteiro, no Reino Unido, caiu em 649.000 pessoas, nos três meses concluídos em junho, permanecendo a taxa de desemprego estável nos 3,9%, indicou hoje o Gabinete Nacional de Estatística (ONS). Estes dados refletem o impacto que o confinamento teve no mercado de trabalho no Reino Unido, devido à pandemia da covid-19, mas não são tão negativos quanto os analistas esperavam, uma vez que mais de 9 milhões de pessoas permaneceram confinadas.

8h21 -A China registou nas últimas 24 horas um novo caso da Covid-19, importado do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas. É o décimo dia consecutivo sem registo de novos casos de contágio local no país asiático, onde a doença foi detetada pela primeira vez em dezembro passado.

7h45 - Goa, popular destino de férias na Índia, decretou novo confinamento, numa altura em que o país se aproxima de um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado. O estado indiano registou 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. A antiga colónia portuguesa, um dos estados menos afetados, contabilizou um total de 2.951 infeções e 18 mortos.

7h37 - O Governo estima que sejam necessários "cerca de quatro milhões de euros" anualmente para que todos os funcionários públicos tenham um computador portátil do serviço para trabalharem a partir de casa, disse hoje a ministra da Administração Pública. Para Alexandra Leitão, a pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus "trouxe uma grande noção do papel do Estado" e da "necessidade de o cidadão interagir mais facilmente" com este.

7h23 - Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns Hopkins. Há ainda mais 803 mortos, aumentando para 137.235 o número óbitos.

7h15 - A China tornou-se o primeiro grande país a retomar o crescimento económico, desde o início da pandemia da covid-19, alcançando uma expansão inesperada de 3,2%, no segundo trimestre, foi hoje anunciado.

7h03 - O México registou 579 mortos e 6.149 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 36.906 óbitos e 317.635 infeções desde o início da pandemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento da noite de quarta-feira aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório