Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

O apelo e as críticas à Casa Branca. "Vamos parar com este absurdo"

O epidemiologista Anthony Fauci considerou hoje que a tentativa da Casa Branca em descredibilizá-lo é "bizarra".

O apelo e as críticas à Casa Branca. "Vamos parar com este absurdo"
Notícias ao Minuto

23:14 - 15/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Pandemia

Anthony Fauci, o especialista que lidera a equipa de crise no combate à pandemia Covid-19, disse, em entrevista ao The Atlantic, que os esforços da Casa Branca em descredibilizá-lo são "bizarros" e apelou ao fim da divisão do país na resposta ao novo coronavírus. "Vamos parar com este absurdo", pediu.

Anthony Fauci, que se tornou numa das figuras norte-americanas mais confiáveis ao longo da pandemia, foi criticado pelo presidente Donald Trump e alguns dos seus aliados republicanos após se ter manifestado contra uma precoce reabertura da economia.

O mais recente pico de infeções da Covid-19 nos Estados Unidos - inicialmente em estados que se apressaram no levantamento de medidas - deixou Fauci com uma opinião contrária à da administração Trump.

"Uma das coisas que é parte do problema é a dinâmica da divisão que está a acontecer e que torna difícil ter um diálogo honesto sobre o que correu mal e bem", apontou. "Temos de assumir isto. Vamos parar com este absurdo e perceber como podemos ganhar controlo da situação".

Ao longo da semana, a Casa Branca divulgou uma lista com afirmações que Fauci fez no início da pandemia e que acabaram por se revelar erradas, à medida que se foi tendo mais conhecimento sobre a doença.

"É um pouco bizarro, não entendo bem", comentou, assumindo que acredita que os envolvidos na divulgação dessa lista - que categorizou como enganadora, uma vez que retirava as frases do contexto - estão "surpresas com o grande erro que cometeram". 

Os Estados Unidos são o país com mais mortes e casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório