Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Chefe do Governo tunisino Elyes Fakhfakh apresenta demissão

O chefe do Governo tunisino, Elyes Fakhfakh, apresentou hoje a sua demissão após um contencioso com o partido de inspiração islamita Ennahdha, indicaram fontes oficias sob anonimato citadas pela agência noticiosa AFP e uma rádio local.

Chefe do Governo tunisino Elyes Fakhfakh apresenta demissão
Notícias ao Minuto

19:10 - 15/07/20 por Lusa

Mundo Elyes Fakhfakh

Fakhfakh foi designado em fevereiro para liderar um Governo de coligação que inclui cinco ministros do Ennahdha (Partido do Renascimento), que garante a maior representação parlamentar e apelou esta semana a mudanças no executivo, ao alegar suspeitas de corrupção que envolviam o primeiro-ministro.

O Ennahdha tinha já anunciado hoje que retirava a sua confiança a Fakhfakh, e disse que iria iniciar negociações para propor um nome que convença a maioria dos deputados, no que será um desafio complexo devido à fragmentação do hemiciclo.

Segundo a rádio local Mosaïque FM, o primeiro-ministro colocou o lugar à disposição na sequência de uma reunião no palácio de Cartago com o Presidente da República, Kais Said, o líder do parlamento e dirigente do Ennahdha, Rachid Ghannouchi, e Noureddine Taboubi, secretário-geral da UGTT, o principal sindicato do país e importante mediador político.

Apesar de constituir o principal grupo parlamentar, o partido islamita conservador apenas garante 54 dos 217 deputados numa Assembleia de Representantes do povo muito fragmentada.

No entanto, a formação também experimentava dificuldades no interior da coligação governamental, com diversos partidos a distanciarem-se do Ennahdha e de Ghannouchi.

Em paralelo, o primeiro-ministro Fakhfakh está submetido a um inquérito parlamentar, após ser acusado de não ter prescindido dos seus interesses em empresas de saneamento que garantiram importantes contratos públicos.

A atual crise política na Tunísia coincide com uma grave situação económica e social que se prolonga há vários meses.

Após a "união sagrada" em torno do combate à pandemia, que permitiu ao país suster com sucesso a propagação do novo coronavírus, as tensões políticas voltaram a emergir num momento em que os tunisinos começam a ser atingidos pelo impacto económico e social das restrições sanitárias.

No sul do país, há várias semanas que decorrem manifestações para exigir empregos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório