Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA ameaçam com novas sanções a parceiros do gasoduto Nord Stream 2

Os Estados Unidos garantiram hoje que vão impor novas sanções aos parceiros do projeto do gasoduto Nord Stream 2, desenvolvido entre a Rússia e a Alemanha e que conta com o apoio da União Europeia (UE).

EUA ameaçam com novas sanções a parceiros do gasoduto Nord Stream 2
Notícias ao Minuto

16:53 - 15/07/20 por Lusa

Mundo Nord Stream 2

"O que esperamos é que aqueles que participam neste projeto estejam sujeitos a uma revisão para possíveis sanções", afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, numa conferência de imprensa, em Washington.

Em fins de dezembro de 2019, o Presidente norte-americano, Donald Trump, promulgou uma lei que impõe sanções às empresas associadas à construção do Nord Stream 2, considerando que a obra vai aumentar a dependência dos europeus ao gás russo, permitindo o fortalecimento da influência de Moscovo.

As sanções foram então fortemente criticadas pela Alemanha, a principal beneficiária do Nord Stream 2, e pela União Europeia (UE), que denunciou o que considerou ser uma "ingerência" norte-americana nos assuntos europeus.

Pompeo argumentou hoje que o projeto do gasoduto se enquadra numa lei aprovada em 2017 pelo Congresso norte-americano, quase por unanimidade, destinada a "combater os adversários da América por meio de sanções".

"Juntamos hoje a nossa voz à dos europeus que se preocupam com a agressão russa", disse, por seu lado, o diplomata Chris Robinson, encarregado do dossiê Rússia no Departamento de Estado norte-americano.

A construção do gasoduto Nord Stream 2, que custou até agora cerca de 9.500 milhões de euros, é financiado em metade pelo gigante petrolífero russo Gazprom e a restante metade por empresas europeias: as alemãs Wintershall e Uniper e a anglo-holandesa Shell, a francesa Engie e a austríaca OMV.

Quase terminado, o novo gasoduto, de cerca de 1.200 quilómetros, deverá permitir aumentar para o dobro as entregas diretas de gás natural russo à Europa Ocidental, passando sob o Mar Báltico antes de chegar à Alemanha.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esperar que o gasoduto esteja concluído o mais tardar até ao início de 2021, o que representa um atraso de cerca de um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório