Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19 'deixou' centenas de crianças confinadas durante horas em celas

As medidas restritivas para prevenir o contágio da Covid-19 tiveram - e continuam a ter - um forte impacto sobre os jovens que se encontram em centros educativos.

Covid-19 'deixou' centenas de crianças confinadas durante horas em celas
Notícias ao Minuto

16:56 - 15/07/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Pandemia

O confinamento imposto pelo governo britânico, que começa agora a ser levantado, deixou centenas de crianças institucionalizadas completamente sozinhas. 

É esse o caso de John (nome fictício), que passou o seu 16.º aniversário sozinho numa cela durante 23 horas, sem visitas, sem acesso à Internet e com direito a muito poucas chamadas, reporta a CNN

John é uma das centenas de crianças que se encontram "presas" em "casas seguras", como lhes chama o governo, onde são institucionalizados jovens infratores.

"[Isto] dá-te muito tempo para pensar e os meus pensamentos nem sempre são os mais positivos", começa por contar John à sua advogada, Jude Lanchin, numa das raras ocasiões em que conseguem falar por videochamada.

"Tenho dificuldades em dormir", acrescenta.

O jovem passa 23 horas do dia preso na cela, tendo direito a apenas 30 minutos fora dela. "Há muito tempo para pensar e isso mexe com a nossa cabeça", desabafa.

Estas restrições mais apertadas foram impostas pelo governo britânico, de forma a prevenir a propagação do novo coronavírus. As visitas foram temporariamente suspensas e o tempo fora das celas severamente reduzido, de forma a reforçar o distanciamento social.

Em declarações à CNN, vários advogados referiram que este tipo de restrições deixou centenas de crianças, como o John, num confinamento solitário.

Um porta-voz para o Ministério da Justiça reconheceu, em declarações à mesma publicação, que a imposição destas restrições foi baseada nas recomendações das autoridades de saúde e ajudou a salvar vidas. "Sabemos que isto é muito difícil para as crianças e por isso mesmo continuamos a dar apoio mental", garantiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório