Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Sul da China prepara-se para mais chuvas fortes

A agência meteorológica da China prevê chuva forte por mais cinco dias na bacia do rio Yangtsé, uma região já devastada por inundações, que deixaram até à data pelo menos 141 mortos ou desaparecidos.

Sul da China prepara-se para mais chuvas fortes
Notícias ao Minuto

13:03 - 15/07/20 por Lusa

Mundo China

O nível da água no maior lago de água doce da China começou, no entanto, a diminuir depois de estabelecer um recorde na segunda-feira. Soldados construíram aterros temporários para tentar impedir que o lago Poyang transbordasse para a cidade de Lushan, na província de Jiangxi, no sudeste da China.

As inundações sazonais obrigaram à evacuação de 1,5 milhão de pessoas até agora, segundo o jornal oficial Diário do Povo, que cita o ministério de Gestão de Emergências. A água inundou aldeias, cidades e quintas em muitas partes do sul da China.

O ministério da Agricultura da China declarou o segundo nível mais alto de resposta a emergências e enviou equipas de resgate para Jiangxi e quatro outras províncias para ajudarem no alívio de desastres e minimização dos danos.

A previsão é de chuva para nove províncias na quarta-feira, informou a agência meteorológica nacional. A província de Sichuan, no sudoeste, pode chegar a ter entre 10 e 12 centímetros de chuva por hora.

As inundações deste mês forçaram um raro atraso de dois dias nos exames de admissão ao ensino superior para mais de 2.000 estudantes na província de Anhui.

As piores inundações da China nos últimos anos foram em 1998, quando mais de 2.000 pessoas morreram e quase 3 milhões de casas foram destruídas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório