Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Apreendidas dezenas de chifres de rinoceronte no aeroporto de Joanesburgo

Os serviços alfandegários do Aeroporto Internacional de Joanesburgo, na África do Sul, apreenderam dezenas de chifres de rinocerontes, avaliados em seis milhões de euros.

Apreendidas dezenas de chifres de rinoceronte no aeroporto de Joanesburgo
Notícias ao Minuto

19:25 - 14/07/20 por Lusa

Mundo África do Sul

De acordo com as autoridades fiscais sul-africanas, citadas pela agência France-Presse, a apreensão decorreu durante uma inspeção a um armazém do aeroporto.

Vários funcionários da alfândega, apoiados por cães farejadores, encontraram mercadoria que estava identificada como obras de arte e cujo destino era Kuala Lumpur, na Malásia, através de Doha.

Os inspetores alfandegários "descobriram seis caixas que continham 41 pedaços de chifres de rinocerontes, embrulhadas em papel carbono, folha de alumínio e tecidos", explicitaram as fontes alfandegárias.

Em comunicado, o comissário tributário Edward Kieswetter disse que estas "atividades económicas criminosas" privam "as gerações futuras do prazer de apreciar a beleza da natureza".

Em 2019, 594 rinocerontes foram mortos na África do Sul por causa dos chifres, país que abriga 80% da população mundial destes animais.

A China e o Vietname são os principais países para onde são exportados os chifres destes animais, sendo normalmente utilizados na medicina tradicional.

No mercado negro, dá conta a agência noticiosa francesa, um quilograma de chifre de rinoceronte pode chegar a valer 55 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório