Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais casos no Carregado. Máscara obrigatória em França

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais casos no Carregado. Máscara obrigatória em França
Notícias ao Minuto

07:52 - 14/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Governo e os parceiros sociais reúnem-se esta terça-feira em sede de concertação social para discutir os apoios à retoma da atividade empresarial e laboral, após os constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19. Mais tarde, reúne-se em Conselho de Ministros extraordinário para analisar as medidas de desconfinamento.

Ainda durante o dia de ontem, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o Governo tinha decidido manter as mesmas regras para os próximos 15 dias" pois não há "ainda condições de atenuar" a situação na região de Lisboa e Vale do Tejo. Assim, o país segue a três ritmos diferentes, com 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa a verem renovado o estado de calamidade.

Os dados mais recentes dão conta de que Portugal registou mais dois óbitos e 306 casos confirmados de Covid-19, passando a contabilizar um total de 1.662 vítimas mortais e 46.818 infetados, desde o início da pandemia. Pela positiva, também o número de recuperados continua a subir, sendo o total de 31.065, mais 158 nas últimas 24 horas. A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 569 mil mortos e infetou mais de 13 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h45 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h33 - As associações representativas do setor do comércio, restauração e retalho pediram hoje uma redução de 40% no valor das rendas entre abril e dezembro e a suspensão da taxa liberatória de IRS para senhorios, face ao impacto da Covid-19.

14h58 - As vendas nas lojas cederam 40%, entre os dias 06 e 12 de julho, em comparação com 2019, segundo os dados do observatório da Associação de Marcas do Retalho e Restauração (AMRR), hoje divulgados.

14h46 - O Irão contabilizou 179 óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, com o país a registar, até à data, um total de 13.211 mortes devido à atual pandemia, divulgaram hoje as autoridades iranianas.

14h31 - O número de infetados pela Covid-19 subiu para 54 na fábrica de cerâmica Geberit, no Carregado, no concelho de Alenquer. O coordenador da Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, disse que 54 dos 419 trabalhadores testados estão positivos, enquanto os restantes acusaram negativo. 

14h23 - A partir do dia 1 de agosto, o uso de máscara vai passar a ser obrigatório em todos os lugares públicos fechados, anunciou o presidente Emmanuel Macron. "Temos sinais de que o vírus está a ganhar novamente um pouco de força e é preciso prevenir e preparar. (...) Logo, temos de continuar a aplicar os gestos barreira e aí temos algumas fraquezas. Nas próximas semanas vamos tornar obrigatório o uso de máscara em todos os lugares públicos fechados", justificou Macron

14h12 - À saída do encontro e almoço de trabalho com o primeiro-ministro húngaro em Budapeste, António Costa reiterou a importância de haver "vontade política" para haver "já um acordo" entre os 27 no Conselho Europeu, que arranca na próxima sexta-feira.

14h07 - O FC Porto pode ser campeão já esta terça-feira, mas o autarca do Porto, que ontem fez um apelo ao adeptos, diz hoje que "isto não são celebrações que têm data marcada. Ao contrário de outros eventos, aqui não sabemos quando vai suceder, em que dia, em que momento. Pode ser hoje, pode ser amanhã, pode ser daqui a uma semana, duas semanas. Não é possível, nesta matéria tomar essas medidas de prevenção".

"Já olhei para a minha bola mágica e ela não me responde, não me diz. Da mesma maneira, já liguei várias vezes ao Covid e ele nunca me atendeu. Portanto, há coisas que não nos podem pedir para sabermos" (Rui Moreira)13h52 - Reabriu há quase um mês, e depois de ter estado cinco meses fechado, mas a pedido do governo local como medida para prevenir a propagação da Covid-19, a sede do parque de diversões Disneylândia em Hong Kong vai voltar a encerrar amanhã.

Notícias ao MinutoParque da Disney em Hong Kong© Reuters

13h44 - Os hoteleiros em Espanha manifestam a sua preocupação com um surto generalizado da Covid-19 no país, que restringirá de novo a liberdade de circulação e limitará a atividade de um setor que está "no epicentro económico da pandemia".

13h31 - O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, disse hoje que o impacto económico da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país vai ser "muito negativo", porque afetou fortemente a campanha de comercialização de castanha de caju.

13h27 - Na véspera da celebração do lançamento da primeira pedra do Hospital de Santo António, no Porto, há 250 anos, e de, entretanto, terem sido superados "enormes desafios", a unidade hospitalar espera agora conseguir ultrapassar com a cidade a Covid-19.

13h21 - Os Açores não registaram novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, pelo quarto dia consecutivo, mantendo um total de 157 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h17 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai hoje consultar o primeiro-ministro português, António Costa, em vésperas da cimeira de líderes da União Europeia (UE) sobre o plano de recuperação comunitário para a crise gerada pela covid-19.

13h14 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 573.091 pessoas e infetou mais 13,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h10 - O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que o pagamento extra para recuperar a atividade suspensa por causa da pandemia terá um efeito limitado pois os médicos estão esgotados e a maioria já ultrapassou as 150 horas extraordinárias.

12h52 - O 43.º Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta foi adiado para 19 e 20 de setembro, após ter sido detetado um caso positivo de Covid-19, anunciou hoje a organização da prova, que deveria disputar-se no próximo fim de semana.

12h43 - Este regime excecional, previsto no PEES e já aprovado em Conselho de Ministros, prevê o "aumento do limite máximo do pagamento por produção adicional interna às respetivas equipas" de saúde, apresentando-se como um incentivo "à recuperação" de consultas e cirurgias adiadas devido à pandemia provocada pela Covid-19.

12h32 - mara Municipal de Reguengos de Monsaraz anunciou, esta terça-feira, que nas últimas 24 horas, a situação epidemiológica no concelho não sofreu quaisquer "alterações". Num comunicado divulgado nas plataformas digitais da autarquia, é reafirmado que Reguengos de Monsaraz conta, atualmente, com 16 mortos e 170 casos positivos no total, sendo que 126 estão ativos. 28 doentes com o novo vírus já recuperaram. 

12h17 - A atriz Madalena Brandão revelou hoje estar infetada com Covid-19. "Nos últimos dias senti-me com algumas dores de cabeça e tive uma temperatura um pouco acima do normal que, tendo em conta a situação atual, me fez decidir imediatamente fazer o teste à Covid-19. O resultado foi positivo", escreveu no Instagram

View this post on Instagram

Não adoro dar esta notícia, mas nos últimos dias senti-me com algumas dores de cabeça e tive uma temperatura um pouco acima do normal que, tendo em conta a situação atual, me fez decidir imediatamente fazer o teste à COVID-19. O resultado foi positivo. Sinto-me bem, com sintomas leves e em casa, sob observação. Estou em permanente contacto com profissionais de saúde, que têm sido incríveis em todo este processo. Sempre que possível e for oportuno darei mais notícias da situação. Tenho tido todos os cuidados, não tive comportamentos de risco e, mesmo assim, aconteceu, por isso, peço que tenham atenção e sejam vigilantes a qualquer sintoma que se apercebam. Esta, infelizmente, é a nova normalidade e temos de estar atentos a qualquer sintoma. Agora é aceitar, descansar, reforçar o sistema imunitário, lidar com as ansiedades e dúvidas que possam surgir e esperar 

A post shared by (@madalenabrandao) on Jul 14, 2020 at 3:41am PDT

11h51 - Voltar ao escritório? Estudo revela que mais de metade dos trabalhadores sentem falta do escritório, depois de várias semanas em teletrabalho.

11h30 - O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares considera que as respostas convencionais à Covid-19 se revelaram insuficientes na região de Lisboa, defendeu que houve sempre partilha de informação e entende como "transitório" o cargo de coordenador regional.

11h23 - Metade dos 1.722 casos de covid-19 detetados desde 19 de março em Cabo Verde foram diagnosticados apenas nas últimas três semanas, conforme análise feita hoje pela Lusa aos dados estatísticos do Ministério da Saúde.

10h54 - O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) está a desenvolver um "dispositivo inovador" para permitir a abertura de portas sem usar as mãos e evitar contágios da covid-19, anunciou hoje a instituição.

10h47 - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) defende que a  revisão dos coeficientes de localização no caso do imposto municipal sobre imóveis (IMI) deve incluir os efeitos da pandemia do novo coronavírus

10h43 - Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vão caracterizar o impacto da covid-19 em mulheres vítimas de violência de género no Porto, com o objetivo de criar ferramentas de intervenção para os contextos de crise.

10h37 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 13.456, mais 218 nas últimas 24 horas, em quase 611 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu mais 15.966 nas últimas 24 horas, enquanto o número de recuperados é hoje de 305.861, mais 8.381.

10h14 - Pelo mundo do desporto, o tenista búlgaro Grigor Dimitrov revelou, nesta segunda-feira, que já não está infetado com Covid-19, após ter contraído a doença no decorrer da participação do Adria Tour, torneio organizado por Djokovic, também ele infetado

View this post on Instagram

I just got great news from the doctor in Monaco that I am confirmed Covid-19 negative. Thank you for all the support these past weeks during my quarantine. I look forward to getting back to training shortly in order to be ready for the US hardcourt swing.

A post shared by Grigor Dimitrov (@grigordimitrov) on Jul 13, 2020 at 12:04pm PDT

10h07 - O uso de máscaras dentro de lojas e supermercados vai passar a ser obrigatório em Inglaterra a partir de 24 de julho para reduzir o risco de agravamento da pandemia de covid-19, anunciou o governo britânico.

9h56 - As bolsas europeias estão hoje no vermelho, depois da recuperação na segunda-feira, com os investidores apreensivos com o impacto na economia de novos surtos de Covid-19 e devido às tensões entre os Estados Unidos e a China.

9h51 - Esta semana marca o arranque da temporada de 2020 de MotoGP. Depois de suspenso o campeonato, devido à pandemia de Covid-19, a categoria máxima do motociclismo está de regresso no país vizinho. 

9h48 - pandemia de Covid-19 fez com que várias empresas tomassem a decisão de adotar o trabalho remoto, pedindo aos respetivos colaboradores que trabalhassem a partir de casa. A Apple foi uma delas e, ainda que esperasse voltar a receber todos os funcionários, planeia manter os seus planos de confinamento até ao final do ano.

9h35 - A mara Municipal da Guarda autorizou a instalação de esplanadas na Praça Velha e na rua Francisco de Passos, no centro histórico, com o objetivo de ajudar na recuperação económica dos negócios afetados pela pandemia da Covid-19.

9h28 - Até ao final do junho vigorou uma medida que proibia o corte dos serviços essenciais, como água, luz ou gás, por causa da pandemia da Covid-19. Agora, essa medida foi prolongada, mas só para alguns. Ainda assim, há regras que devem ser cumpridas. 

9h22 - Investigadores da Universidade Sechenov, em Moscovo, declararam que vários estudos apontam para a eficácia e segurança do fármaco contra o novo coronavírus, depois de terem terminado os ensaios clínicos com uma possível candidata a vacina. A primeira etapa dos ensaios clínicos teve início no dia 18 de junho e incluiu um grupo de 18 voluntários, já a segunda envolveu 20 participantes que foram vacinados a 23 de junho.

9h14 - A Alemanha registou esta terça-feira mais 412 casos de Covid-19 perfazendo 199.375 no total. Segundo o Instituto Robert Koch o número de vítimas mortais aumentou em quatro para 9.068.

8h45 - Os médicos em Itália - outrora o epicentro da Covid-19 na Europa - afirmam que alguns doentes sofreram "danos crónicos", mesmo tendo experienciado apenas sintomas ligeiros. As pessoas na região da Lombardía têm sido afetadas por condições que incluem psicose, insónias, doença renal, infeções na coluna, acidentes vasculares cerebrais (AVC's) e falta de mobilidade, após recuperarem da doença.

8h11 - O livro 'No combate ao Grande Vírus: Trinka, João e a Comunidade trabalham juntos!', adaptado para português por quatro especialistas de Viseu, tem o objetivo de dar às crianças, aos pais e aos educadores ferramentas para abordarem a pandemia de Covid-19.

7h44 - A Índia registou 28.498 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infeções desde o início da pandemia para 906.752, que causaram mais de 23 mil mortes, foi hoje anunciado. O Ministério da Saúde indiano contabilizou 553 óbitos provocados pelo novo coronavírus, no último balanço diário, o que eleva o total para 23.727 óbitos no país.

7h36 - O Japão acusou hoje a China de "desinformação" sobre o novo coronavírus, expressando "profunda preocupação" em relação às reivindicações de Pequim no mar do Sul da China e nos ilhéus Senkaku/Diaoyu, disputados entre os dois países.

7h32 - O México registou 4.685 novos casos de covid-19 e 485 mortos nas últimas 24 horas, totalizando 304.435 infeções e 35.491 óbitos desde o início da pandemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano. Além dos 35.491 mortos registados, as autoridades mexicanas indicaram que há ainda 2.363 mortes a aguardar o resultado de estudos laboratoriais, alguns dos quais pendentes desde abril passado.

7h25 - Os Estados Unidos registaram 59.222 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,35 milhões o total de infeções desde o início da pandemia, indicou a Universidade Johns Hopkins. O país contabilizou ainda 411 mortos nas últimas 24 horas, totalizando 135.582 óbitos.

7h23 - A China registou nas últimas 24 horas três novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas. É o oitavo dia consecutivo sem registo de novos casos de contágio local no país asiático, onde a doença foi detetada pela primeira vez, em dezembro passado. De acordo com os dados oficiais, desde o início da epidemia, a China registou 83.605 infetados e 4.634 mortos.

7h19 - O Teatro Maria Matos volta a receber público a partir de hoje, quase dois anos depois do encerramento enquanto equipamento municipal, embora a abertura oficial esteja marcada para quarta-feira, com o musical 'Avenida Q'.

View this post on Instagram

Estão avisados... Bilhetes na bio! #avenidaq

A post shared by Avenida Q (@avenida.q) on Jul 10, 2020 at 12:32pm PDT

7h16 - O Governo português e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) vão doar hoje 200 mil máscaras na província de Maputo, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.

7h11 - A embaixada da China em França lamentou hoje a decisão de Paris de limitar os voos das companhias aéreas chinesas, por questões de reciprocidade em relação à francesa Air France. "A decisão unilateral do lado francês de reduzir os voos é prejudicial para as companhias aéreas chinesas e para os povos de ambos os países", afirmou a embaixada chinesa.

7h08 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje em sede de concertação social para discutir os apoios à retoma da atividade empresarial e laboral, após os constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19. A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social será feita através de videochamada e foi convocada a pedido da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo como ponto único de agenda o "Apoio à Retoma Progressiva".

7h05 - O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela (INAC) anunciou na segunda-feira que as restrições às operações aéreas em território venezuelano vão continuar em vigor até 12 de agosto devido à pandemia de Covid-19.

07h02 - O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com Covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação do The New York Times e Projeto Marshall. As condições de sobrelotação de alguns centros de detenção de imigrantes, a escassez de provas e a deportação que continua a acontecer desde março e resultaram na propagação do novo coronavírus por parte do ICE, dentro e fora das fronteiras do Estados Unidos.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo. Se quiser recordar o acompanhamento da tarde de ontem pode clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório