Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2020
Tempo
31º
MIN 19º MÁX 31º

Edição

Juan Carlos recebeu 100 milhões de rei saudita. Dinheiro ficou na Suíça

Jornal El Español garante que dólares estavam escondidos num banco da Suíça.

Juan Carlos recebeu 100 milhões de rei saudita. Dinheiro ficou na Suíça

Juan Carlos voltou, esta segunda-feira, a estar na ribalta e pelas piores razões. O jornal El Español revelou, esta segunda-feira, vários documentos que parecem comprovar a transferência de 100 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros) do Ministério das Finanças da Arábia Saudita para o rei emérito.

De acordo com a publicação espanhola, a transação aconteceu em 2008, quando Juan Carlos era ainda rei e foi feita para uma conta criada no Banco Mirabaud, uma instituição bancária privada com sede em Genebra, na Suíça. Ou seja, este dinheiro nunca passou por Espanha.

Nos documentos agora revelados, a transferência é designada como “montante enviado pelo Rei Abdullah da Arábia Saudita como presente a outras monarquias, de acordo com a tradição saudita”.

Mas parte deste dinheiro serviu como comissão para o rei por ter servido de intermediário para a adjudicação a um consórcio de empresas espanholas do comboio de alta velocidade entre as cidades sauditas de Medina e Meca. 

Também a conta de Juan Carlos no banco suíço era desconhecida. Segundo o El Español, apenas os administradores da instituição tinham acesso aos documentos da sua abertura, no dia 6 de agosto de 2008. Ao que parece, nem o departamento jurídico do banco foi informado da identidade do proprietário dessa conta.

A conta terá sido aberta em nome da Fundação Lucum, da qual Juan Carlos era o beneficiário, e apenas dois dias antes da avultada transferência. Conta a publicação espanhola, que esta fundação tinha sede no Panamá e terá sido criada a 31 de julho, para escudar as transações do monarca.

Mais. Antes de encerrar a conta, em 2012, Juan Carlos terá assinado uma transferência de 65 milhões de euros para Corinna Larsen, a sua, alegada, ex-amante.

A investigação do jornal El Español revela ainda mais detalhes que poderá acompanhar aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório