Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Colômbia diz que erradicou quase 45 mil hectares de culturas ilegais

O Governo colombiano assegurou hoje que entre 1 de janeiro e 12 de julho foram erradicados 44.905 hectares de culturas ilegais no país e que a meta este ano é de 130.000 hectares, pelo que foram reforçados os meios.

Colômbia diz que erradicou quase 45 mil hectares de culturas ilegais
Notícias ao Minuto

21:41 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Colômbia

"A meta de 130.000 hectares vai cumprir-se (...), o esforço está focado nas áreas de maior concentração de culturas ilícitas, a capacidade técnica foi aumentada, de pelotões (do Exército), dedicados a esta tarefa. É uma prioridade", disse em conferência de imprensa virtual o ministro colombiano da Defesa, Carlos Holmes Trujillo.

Na mais recente edição, a revista Semana revelou uma investigação segundo a qual as informações de erradicação das forças públicas estariam exageradas "até cerca de 30%".

A revista baseou a informação nos testemunhos de pelo menos oito fontes que conhecem de perto a erradicação e que participaram no processo, desde destacados cargos no Ministério da Justiça, ao Exército e às Nações Unidas.

"Todos coincidem em que o número de erradicação forçada é exagerado e que essas alterações nos relatórios vêm sendo feitas desde há pelo menos 10 anos", assegurou a Semana.

Segundo o ministro da Defesa, a meta do Governo é erradicar, até 31 de julho, 61.000 hectares semeados de coca e 130.000 hectares até ao final de 2020.

O responsável governamental insistiu que a "luta contra o problema mundial da droga é uma prioridade do Governo do presidente (Iván) Duque", que ataca "todos e cada um dos elos dessa cadeia criminosa"

Carlos Holmes Trujillo recordou que o executivo adotou 10 ações para fortalecer a transparência, rigor e disciplina na recolha e transmissão da informação sobre o processo de erradicação de culturas ilegais por parte das forças públicas.

"O Governo do presidente Iván Duque não só encontrou as forças de luta contra o narcotráfico praticamente desmanteladas, ao iniciar o seu mandato, como também os mecanismos de acompanhamento e controlo das atividades eram praticamente nulos", sustentou o titular da pasta da Defesa.

Trujillo destacou que o tratamento de dados conta com a capacitação e acompanhamento do Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla original).

A informação anual da UNODC, apresentada em Bogotá em 17 de junho, garantiu que os cultivos de coca na Colômbia se reduziram em 9% no ano passado, ao passarem de 169.000 hectares semeados em 2018 para 154.000.

Na ocasião, o Presidente Duque disse que a diminuição mostrava a interrupção da tendência de crescimento das culturas de coca, que alcançaram um recorde de 171.000 hectares em 2017 e classificou-a como a melhor diminuição percentual dos últimos seis anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório