Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Juíza bloqueia quatro execuções nos EUA, uma prevista para hoje

Um tribunal de Washington ordenou hoje um novo adiamento de quatro execuções de condenados á morte, a algumas horas de ocorrer a primeira execução com injeção letal numa prisão federal no estado de Indiana.

Juíza bloqueia quatro execuções nos EUA, uma prevista para hoje
Notícias ao Minuto

17:12 - 13/07/20 por Lusa

Mundo EUA

A juíza Tanya Chutkan considerou que ainda existem questões legais a resolver e que "não é do interesse público saltar etapas do processo judicial legítimo".

O Departamento de Justiça já recorreu para o Tribunal de Apelação dos Estados Unidos da zona da capital norte-americana.

A sustentar a decisão, a juíza disse que os presos apresentaram provas de que o plano do governo de utilizar apenas o medicamento pentobarbital nas execuções "representa um risco significativo de grande dor o que é inconstitucional".

A decisão de voltar a suspender as execuções ocorre um dia depois de um tribunal federal de apelo ter levantado a proibição temporária da execução de Daniel Lewis Lee, que estava marcada para hoje as 16:00 locais (21:00 em Lisboa). O preso foi condenado em 1996 pelo assassínio de um casal e da sua filha de oito anos.

A execução em Terre Haute, Indiana, seria a primeira realizada a nível federal desde 2003.

Duas outras execuções estavam previstas esta semana e uma quarta para 28 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório