Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades moçambicanas apreendem 1.200 toros de madeira ilegal

As autoridades ambientais moçambicanas anunciaram hoje a apreensão entre 06 e 10 de julho de cerca de 1.200 toros de madeira cortada ilegalmente na Zambézia, no centro do país, durante uma operação de combate ao contrabando.

Autoridades moçambicanas apreendem 1.200 toros de madeira ilegal
Notícias ao Minuto

14:44 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Moçambique

A madeira das espécies umbila, sândalo e messassa foi apreendida após denúncias populares durante a primeira fase da Operação Tranquilidade Florestal.

As equipas de fiscalização não encontraram os responsáveis pelo corte, suspeitando-se que terão abandonado a madeira no distrito de Mopeia ao aperceberem-se da vigilância.

"Eles abandonaram a madeira em busca de uma oportunidade para a recolher. Foi deixada estrategicamente", referiu à Lusa Isaque Jalilo, delegado da Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental (Aqua).

O total de 482 metros cúbicos de madeira tinham como destino a cidade da Beira, na província de Sofala, também no centro do país, e representa 800 mil meticais (10 mil euros) em receitas fiscais.

"Esta operação ainda vai continuar nos próximos dias porque temos tido resultados positivos", sublinhou o responsável.

Vários relatórios nacionais e internacionais têm indicado que Moçambique está a ser palco de crimes ambientais, entre os quais o corte ilegal de árvores, alertando para as consequências dos altos níveis de desflorestação.

Como forma de diminuir a pressão sobre os recursos florestais, algumas medidas restritivas foram aplicadas nos últimos cinco anos para inverter o cenário.

Dados oficiais indicam que Moçambique perde anualmente, pelo menos, 140 milhões de euros devido ao contrabando de madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório