Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Filha de Nelson Mandela era "uma líder por direito próprio"

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou que Zindzi Mandela, filha do histórico líder sul-africano e que faleceu hoje aos 59 anos, "foi uma ativista política destemida e uma líder por direito próprio".

Filha de Nelson Mandela era "uma líder por direito próprio"
Notícias ao Minuto

13:11 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Cyril Ramaphosa

"<span class="nanospell-typo">Zindzi Mandela era um nome familiar a nível nacional e internacional, que durante os nossos anos de luta, mostrou a desumanidade do sistema do 'apartheid' e a determinação inabalável da nossa luta pela liberdade", disse o chefe de Estado sul-africano.

"Depois da nossa libertação, tornou-se um ícone da transformação da nossa sociedade e da ocupação de espaços e oportunidades que foram negados a gerações de sul-africanos", acrescentou o chefe de Estado numa declaração colocada no 'site' da Presidência da economia mais industrializada da África subsaariana.

"O seu espírito junta-se a Tata Madibla [Nelson Mandela] e Mama Winnie [Winnie Mandela] numa reunião de líderes a quem devemos a nossa liberdade", conclui o chefe de Estado.

A filha de Nelson Mandela e Winie Mandela morreu hoje aos 59 anos. 

De acordo com a televisão estatal South African Broadcasting Corporation (SABC), Zindzi Mandela morreu hoje de manhã num hospital de Joanesburgo.

Zindzi Mandela era embaixadora da África do Sul na Dinamarca e ia ser a chefe de missão na Libéria.

A filha de Nelson Mandela destacou-se em 1985, quando o regime do apartheid tentou negociar com o líder histórico do ANC a liberdade caso denunciasse os crimes praticados pelo Congresso Nacional Africano.

Zindzi Mandela leu publicamente a carta do pai rejeitando a proposta num ato político que foi transmitido em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório