Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Diálogo Kosovo-Sérvia está "de novo no bom caminho"

O diálogo entre a Sérvia e o Kosovo está "de novo no bom caminho", declarou hoje o representante especial da União Europeia (UE) para os Balcãs Ocidentais, Miroslav Lajcak, após uma videoconferência entre os líderes sérvio e kosovar.

Diálogo Kosovo-Sérvia está "de novo no bom caminho"
Notícias ao Minuto

15:12 - 12/07/20 por Lusa

Mundo União Europeia

Durante a videoconferência de hoje, o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Avdullah Hoti, acordaram os pontos da agenda do encontro presencial que está previsto ocorrer na próxima quinta-feira em Bruxelas (Bélgica), precisou Miroslav Lajcak, num comunicado divulgado após a reunião deste domingo.

O representante especial agradeceu ainda às duas partes "pelo envolvimento construtivo" neste processo de diálogo, que foi interrompido há quase 18 meses e que visa tentar resolver um dos maiores conflitos territoriais da Europa.

Antes da videoconferência, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, apelou à "coragem política" dos líderes da Sérvia e do Kosovo.

"Isto requer coragem política de ambos os lados, requer vontade e empenho num espírito de compromisso e pragmatismo", afirmou o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, numa declaração oficial antes do início da videoconferência organizada sob os auspícios do bloco comunitário.

Desde a sua declaração de independência em fevereiro de 2008, o Kosovo (uma ex-província sérvia com larga maioria de população albanesa) foi reconhecido por mais de 100 Estados-membros da ONU e, progressivamente, por 22 dos 27 Estados-membros da UE.

Belgrado recusou reconhecer a independência desta sua antiga província, proclamada unilateralmente após uma guerra sangrenta em 1998-99, processo que também não foi legitimado pela Rússia, China, Índia ou África do Sul.

"Nunca é fácil encontrar soluções para problemas que duraram tanto tempo e têm sido tão dolorosos, mas é por isso que estamos aqui hoje: para tentar novamente", disse, esta manhã, o chefe da diplomacia europeia.

Na passada sexta-feira, Aleksandar Vucic e Avdullah Hoti tiveram uma primeira conversa, igualmente à distância, que também contou com a participação da chanceler alemã, Angela Merkel, do Presidente francês, Emmanuel Macron, e de representantes da UE.

O Presidente kosovar, Hashim Thaçi, está impedido de participar no processo por estar acusado de crimes de guerra durante o conflito militar no final da década de 1990.

"Há dez anos que conversamos sem grande sucesso. Esperamos que desta vez seja o momento certo para progredir", declarou um responsável em Bruxelas, citado pelas agências internacionais, afirmando ainda que a videoconferência de hoje poderá marcar "o início da História".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório