Arcebispo de Atenas critica conversão de Santa Sofia em mesquita

O arcebispo de Atenas, Jerónimo II, criticou hoje a conversão da antiga basílica de Santa Sofia, em Istambul, em mesquita, e disse ser um "insulto aos ortodoxos, ao cristianismo em geral e todas os que pensam".

rezar, igreja, religiao, terço

© Reuters

Lusa
12/07/2020 13:48 ‧ 12/07/2020 por Lusa

Mundo

Santa Sofia

"A instrumentalização da religião para arranjos geopolíticos e geoestratégicos caracteriza quem o faz", disse o líder da Igreja Ortodoxa Grega em comunicado.

Jerónimo II junta-se, assim, aos numerosos representantes de igrejas cristãs, da esfera política e da cultura que condenaram a medida anunciada pela Turquia na sexta-feira.

O primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, considerou que a decisão tomada pela Turquia - depois de a antiga basílica de Santa Sofia ter funcionado durante 85 anos como museu e ser classificada pela como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - é uma "afronta ao seu caráter ecuménico" e um "lamentável" passo atrás dado pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que em 2005 tinha apostado em trabalhar na Aliança das Civilizações.

Segundo Mitsotakis, a decisão não só afetará as relações com a Grécia, mas também com a União Europeia, UNESCO e a comunidade internacional em geral.

O edifício foi secularizado em 1934 e transformado num museu, como símbolo da coexistência entre as religiões.

Na sexta-feira, Erdogan assinou um decreto para converter a basílica bizantina numa mesquita, depois de o Supremo Tribunal Administrativo do país o ter permitido.

A UNESCO manifestou já a sua preocupação com a decisão e lembrou que a classificação de Santa Sofia como Património Mundial tem a ver com o seu estatuto de museu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas