Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Decisão judicial sobre assassínio do ex-PM libanês Hariri será em agosto

O Tribunal especial para o Líbano anunciou hoje que vai emitir em 07 de agosto a sentença no julgamento de quatro homens acusados de terem participado em 2005 no assassínio do antigo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri.

Decisão judicial sobre assassínio do ex-PM libanês Hariri será em agosto
Notícias ao Minuto

18:27 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Hariri

Aquela instância judicial, legitimada pela ONU e com sede na capital dos Países Baixos, Haia, declarou em comunicado que "vai proceder à leitura" da sua decisão para os suspeitos julgados à revelia, todos presumíveis membros do movimento xiita Hezbollah.

O julgamento decorrerá numa sala de audiência com uma "participação virtual parcial" devido à pandemia de covid-19, precisou o tribunal especial.

Rafic Hariri, primeiro-ministro do Líbano até à sua demissão em outubro de 2004, foi morto em fevereiro de 2005 quando um bombista suicida detonou um camião repleto de explosivos à passagem da sua coluna blindada na zona costeira de Beirute.

Este atentado provocou mais 21 mortos e 226 feridos.

O principal suspeito, Salim Ayyash, é acusado de ter chefiado a equipa que concretizou o ataque.

Dois outros homens, Hussein Oneissi e Assad Sabra, são designadamente perseguidos por terem divulgado um vídeo que reivindicava o ataque em nome de um grupo fictício.

O último acusado, Hassan Habib Merhi, também enfrenta várias atas de acusação, incluindo cumplicidade de perpetração de um ato de terrorismo e conspiração destinada a cometer esse ato.

O processo dos quatro homens, que decorreu na sua ausência e sem contacto da sua parte com os advogados que os representam, entrou na última fase em setembro de 2018.

O Hezbollah, que rejeita qualquer envolvimento no atentado, recusou entregar os suspeitos apesar de diversos mandados de detenção emitidos pelo tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório