Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Duas cidades iraquianas controladas por organizações ligadas à Al-Qaida

O Ministério iraquiano do Interior disse hoje que metade de Fallujah e parte de Ramadi, cidades situadas a oeste de Bagdade, passaram para o controlo de militantes ligados à organização terrorista Al-Qaida.

Duas cidades iraquianas controladas por organizações ligadas à Al-Qaida
Notícias ao Minuto

10:24 - 02/01/14 por Lusa

Mundo Militantes

"Metade de Fallujah [a 60 quilómetros da capital do Iraque, Bagdade] está nas mãos do ISIL [iniciais em inglês do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ligado à Al-Qaida] e a outra parte está sob controlo de membros de tribos armadas", afirmou o ministro iraquiano em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

Segundo uma testemunha ouvida pela AFP, vários membros daquela organização montaram barreiras com seis a sete pessoas para guardar as zonas central e sul de Fallujah.

Um porta-voz do Ministério do Interior acrescentou que também há partes de Ramadi, a 110 quilómetros a oeste de Bagdade, que foram controladas pelos membros do ISIL.

"Em Ramadi, a situação é semelhante -- algumas áreas estão a ser controladas pelo ISIL e outras por membros de tribos", afirmou.

Um jornalista da agência francesa testemunhou ainda a passagem de dezenas de camiões na zona oriental da cidade de Ramadi, transportando homens armados com artilharia pesada e cantando canções em louvor do ISIL.

As músicas tinham letras com frases como "o Estado Islâmico continua" e "O nosso Estado é vitorioso".

Os militantes também empunhavam bandeiras com as palavras "Allah Rassul Mohammed", frequentemente mostradas por grupos da Jihad, a Guerra Santa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório