Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Espanha regista mais 2 mortes e 333 novos casos

O número diário de casos voltou a subir devido ao aparecimento de surtos no país.

Covid-19: Espanha regista mais 2 mortes e 333 novos casos
Notícias ao Minuto

16:22 - 10/07/20 por Silvia Abreu com Lusa

Mundo Pandemia

Desde o início da pandemia em Espanha já foram infetadas pelo novo coronavírus 253.908 pessoas, depois de, nas últimas 24 horas, terem sido registados 333 casos.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte dos novos casos concentram-se na Catalunha, em Aragão e Andaluzia.

No que diz respeito aos óbitos, foram registados dois nas últimas 24 horas. No total, o SARS-CoV-2 ja fez 28.403 vítimas mortais no país.

O Ministério da Saúde dá conta ainda de um total acumulado de 10 óbitos nos últimos sete dias.

O relatório diário com a situação epidemiológica informa que já passaram pelos hospitais 125.675 pessoas com a Covid-19, tendo dado entrada na última semana 156.

O surto na região catalã de Segrià, o mais grave dos 73 ativos em Espanha e que afeta 1.295 pessoas desde 18 de junho, levou à decisão de abrir hoje ou no sábado um terceiro andar dedicado aos doentes infetados pelo novo coronavírus no hospital da cidade de Lleida.

A Estremadura espanhola decidiu tornar obrigatório o uso da máscara a partir da meia-noite de hoje, como já acontece na Catalunha e nas Ilhas Baleares, independentemente da distância social de segurança, para evitar a transmissão descontrolada da covid-19.

Os serviços de saúde da Estremadura espanhola vão acompanhar de forma "muito rigorosa" este fim de semana a situação epidemiológica em Villanueva del Fresno, fronteiriça do município português de Reguengos de Monsaraz, onde foi detetado um surto de covid-19.

Na quinta-feira dois municípios da província de Badajoz, Villanueva del Fresno e Valência del Mombuey, que fazem fronteira com Portugal, solicitaram o encerramento dos respetivos postos fronteiriços até ao estabelecimento de um protocolo entre os dois países.

Apesar de não citarem, a causa do pedido dos dois municípios é o surto de covid-19 originado no outro lado da fronteira, no município de Reguengos de Monsaraz.

O ministro da Administração Interna português, Eduardo Cabrita, disse hoje compreender a preocupação dos autarcas espanhóis que pediram o encerramento de fronteiras com Portugal, mas garantiu que o surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz está "perfeitamente identificado" e "localizado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório