Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

PE quer redes transeuropeias de energia alinhadas com política climática

As orientações da Comissão Europeia para as redes transeuropeias de energia (RTE-E) devem estar alinhadas com a nova política climática e os objetivos de descarbonização, defendeu hoje o Parlamento Europeu (PE).

PE quer redes transeuropeias de energia alinhadas com política climática
Notícias ao Minuto

13:38 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Europa

Numa resolução hoje aprovada em plenário com 548 votos a favor, 100 contra e 40 abstenções, os eurodeputados recomendam que a proposta de revisão das orientações para as redes transeuropeias de energia, que o executivo comunitário deverá apresentar até ao final do ano, deve ter em conta as metas energéticas e climáticas da União Europeia para 2030, o compromisso a longo prazo relativo à descarbonização e o princípio do primado da eficiência energética.

O PE quer ainda que a Comissão proponha orientações transitórias sobre as despesas no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa e sobre a seleção de projetos para a quinta lista de projetos de interesse comum (PIC), para assegurar que as despesas e a seleção sejam compatíveis com os compromissos assumidos no quadro do Acordo de Paris.

Os parlamentares insistem que a UE necessita de infraestruturas energéticas modernas e de alto desempenho, que estejam preparadas para o futuro, que sejam eficientes em termos de custos e que possam garantir a segurança do abastecimento energético, incluindo uma diversificação das rotas, das fontes e dos fornecedores.

A energia tem um papel central na transição para uma economia com emissões nulas de gases com efeito de estufa até 2050 e as RTE-E dizem respeito aos setores da eletricidade e do gás natural, visando a criação de um mercado único da energia e a segurança dos aprovisionamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório