Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Hamster europeu pode tornar-se numa espécie ameaçada

Também os lémures do Madagáscar constam da lista de animais em perigo de extinção.

Hamster europeu pode tornar-se numa espécie ameaçada
Notícias ao Minuto

08:32 - 10/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo ANIMAL

Os hamsters europeus estão gravemente ameaçados e podem extinguir-se dentro de 30 anos se não houver nenhuma ação para os salvar, avança o Metro britânico. 

O aviso surge na última actualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN),

Estes roedores, que são uma espécie diferente dos hamsters habitualmente mantidos como animais de estimação, foram outrora abundantes em toda a Europa e na Rússia.

Ao longo dos anos acusaram, contudo, graves declínios populacionais, com a sua taxa de reprodução a sofrer uma grande quebra. Isso deve-se a várias razões, aparentemente relacionadas com a extensão da monocultura, desenvolvimento industrial, mudança climática e poluição luminosa.

A par destes, também os lémures do Madagásgar estão em perigo, alerta a mesma lista, atribuindo a gravidade desta situação à destruição de seu habitat, devido à queima agrícola e à exploração florestal.

Durante a apresentação da lista, responsáveis do ambiente alertaram para a necessidade de se "agir rapidamente" para impedir "as extinções causadas pelo homem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório