Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ucrânia e NATO decidem aumentar presença militar na região do mar Negro

O ministro da Defesa ucraniano, Andrey Taran, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, concordaram hoje no fortalecimento da presença militar na região do mar Negro, ao assinalarem uma deterioração da segurança que atribuíram às ações da Rússia.

Ucrânia e NATO decidem aumentar presença militar na região do mar Negro
Notícias ao Minuto

19:13 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Mar Negro

O acordo foi alcançado no decurso de um contacto telefónico entre Taran e Stoltenberg, segundo um comunicado do Ministério da Defesa da Ucrânia.

"As partes concordaram fortalecer a presença das forças e meios em terra, no mar e no espaço aéreo da região do mar Negro, através do aumento das patrulhas aéreas e a presença de frotas das forças navais dos países membros da Aliança", assinala a nota.

Taran e Stoltenberg trocaram impressões sobre a situação de segurança no leste da Ucrânia e no mar Negro e concordaram que "continua a deteriorar-se devido ao fortalecimento da presença militar da Rússia que altera o equilíbrio de forças".

O ministro ucraniano assegurou ao seu interlocutor que a Ucrânia permanece um parceiro fiável da NATO, mesmo que não esteja integrada na aliança militar ocidental, e continuará a participar com efetivos e recursos nas operações dirigidas pela Aliança Atlântica para solucionar situação de crise.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório