Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dois suecos condenados por explosão em frente à sede do fisco dinamarquês

Um tribunal de Copenhaga condenou hoje dois cidadãos suecos a sentenças de até cinco anos de prisão, por terem explodido uma bomba, em agosto passado, defronte da sede do fisco dinamarquês, causando danos materiais significativos mas sem provocar feridos.

Dois suecos condenados por explosão em frente à sede do fisco dinamarquês
Notícias ao Minuto

19:03 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Dinamarca

O tribunal considerou como provado que os dois jovens, de 23 e 24 anos, conduziram uma carrinha desde a Suécia, estacionaram-na em frente ao prédio e detonaram a bomba, embora tenha recusado que se tratou de um atentado terrorista, como alegou o Ministério Público, que pedia sete anos de prisão.

Em comunicado, o procurador responsável pelo processo, Andreas Christensen, disse estar "muito satisfeito com o julgamento, que reflete a seriedade do caso".

Durante o julgamento, os acusados admitiram ter conduzido a viatura, mas negaram serem os autores da explosão a 06 de agosto de 2019, cujo propósito não foi esclarecido.

"Dedicamos muitos esforços para encontrar um motivo, mas não tivemos êxito e provavelmente nunca o saberemos", afirmou Andreas Christensen.

O acusado considerado como "o motorista" recebeu uma sentença mais leve, de quatro anos, enquanto o cúmplice, cujo papel foi considerado pelo tribunal como "ativo" por ter sido quem fez detonar a bomba, foi condenado a cinco anos de prisão.

Os dois homens vão ser deportados para a Suécia depois de cumprirem a sentença, juntamente com a proibição de entrar em território dinamarquês.

A explosão, que aconteceu durante a noite, destruiu a fachada e as janelas do edifício, causando danos materiais superiores a seis milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 800.000 euros) e danificou também a estação ferroviária de Nordhavn.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório