Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Espanha regista mais 5 mortes e 241 novos casos

Surtos no país fazem subir o número de casos diário.

Covid-19: Espanha regista mais 5 mortes e 241 novos casos
Notícias ao Minuto

17:17 - 09/07/20 por Silvia Abreu com Lusa

Mundo Pandemia

Depois de ontem ter registado um aumento no número de casos diário (257) devido aos novos surtos com que lida, Espanha voltou a registar 241 novos casos nas últimas 24 horas. Número este que, mais uma vez, se concentra maioritariamente nas regiões de Aragão, Catalunha, Madrid e Andaluzia, explica Fernando Simón, diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias.

Em termos de mortes, foram reportadas cinco nas últimas 24 horas, divulga o Ministério da Saúde espanhol. Os dados mais recentes dão conta ainda de um total de dez mortes nos últimos sete dias.

No total, o país contabiliza um total de 253.056 casos de infeção e 28.401 vítimas mortais.

Durante a conferência de imprensa sobre a atualização do novo coronavírus no país, Fernando Simón revelou que 70% dos novos casos detetados nos surtos são assintomáticos.

O relatório diário com a atualização da situação epidemiológica no país informa que já passaram pelos hospitais 125.660 pessoas com a covid-19, tendo dado entrada na última semana 150.

Em Espanha havia hoje a meio do dia 73 surtos de covid-19 que o Governo, em Madrid, considera estarem "controlados", e no caso dos de Segrià (Catalunha) e A Mariña (Galiza), os mais preocupantes, os dados indicam "uma certa estabilização".

O Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, sublinhou que "é normal" que haja surtos nesta fase da nova normalidade.

Devido à evolução do surto na Catalunha, o Governo regional decretou a partir de hoje o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos ou de utilização pública, quer haja ou não uma distância social de segurança, com uma multa de até cem euros para quem não cumprir esta norma.

O arquipélago espanhol das Baleares, no Mediterrâneo, também vai tornar obrigatório o uso de máscaras em todos os espaços públicos, interiores ou exteriores, independentemente da distância social de segurança, uma medida que deverá entrar em vigor a partir de sexta-feira ou de sábado.

As comunidades autónomas espanholas são competentes em matéria de saúde, o que inclui as medidas de luta contra os surtos de covid-19, e na maior parte do território do país a utilização de máscara não é obrigatória, se for respeitada uma distância social de segurança de 1,5 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório