Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia está preocupada com chegada de turistas dos Balcãs

As autoridades gregas expressaram hoje preocupação com o aumento de casos de covid-19 nos vizinhos Balcãs, destacando o risco de casos importados devido à chegada de turistas pelas fronteiras terrestres.

Grécia está preocupada com chegada de turistas dos Balcãs
Notícias ao Minuto

13:18 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Embora a intensidade de contágios no país permaneça baixa, com menos de 50 casos diários, o facto de mais da metade desses casos serem provenientes de turistas é motivo de preocupação para as autoridades sanitárias gregas.

"Dos 31.169 testes realizados em todos as entradas do país, entre 1 e 6 de julho, apenas 100 casos positivos foram detetados, ou 0,3%", assegurou o porta-voz do Governo Stelios Petsas, durante uma conferência de imprensa.

Petsas disse que o aumento no número de casos está "sob controlo", mas reconheceu que "os maiores problemas vêm das fronteiras terrestres com os Balcãs (...) onde a súbita tendência ascendente é um risco".

Ainda assim, Stelios Petsas disse que "o principal risco hoje está dentro do país", onde medidas de distanciamento social ou uso de máscaras não estão a ser totalmente respeitadas.

Pelo menos sete turistas sérvios testaram positivo para o Covid-19, desde segunda-feira, encontrando-se agora em quarentena.

No 'resort' de férias costeiro de Aidipsos, em Evia, as autoridades estão a testar 80 turistas sérvios que estão alojados num hotel onde um casal foi contaminado com o novo coronavírus, de acordo com relatos de meios de comunicação social locais.

Assim que as suas fronteiras foram abertas, em meados de junho, a Grécia decidiu realizar testes aleatórios em turistas que chegavam ao país.

Após um novo surto da pandemia na Sérvia, as autoridades gregas intensificaram os testes no posto fronteiriço de Promahonas, com a Bulgária, o principal ponto de entrada para muitos turistas dos Balcãs.

No domingo, a Grécia fechou as suas fronteiras para todos os nacionais da Sérvia, medida que estará em vigor pelo menos até 15 de julho.

"Estamos ansiosos para ver a evolução da curva epidemiológica até final de julho", disse Ert Nikolaos Sypsas, professor de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina de Atenas, numa entrevista televisiva.

Com 193 mortos em menos de 3.700 casos no total, desde o surgimento da pandemia, no final de fevereiro, a Grécia continua a ser um dos países europeus menos afetados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório